5 pontos importantes numa boa Gestão de Obras





Gestão de obras é um tipo de serviço contínuo e dinâmico, que tem como foco a efetivação de projetos de arquitetura e engenharia e suas execuções. É a melhor garantia para que tudo se materialize no tempo proposto, e dentro do orçamento que foi estipulado. Cada etapa de uma obra precisa ser bem planejada, para que tudo saia corretamente, de acordo com o esperado. Ainda bem que existem profissionais, com conhecimentos em campos específicos, que podem fazer isso acontecer.

A maioria das pessoas não sabem sobre pontos cruciais do gerenciamento de obras e como ele é crucial para que o projeto tenha os seus objetivos de qualidade, prazo e custo atendidos, evitando atrasos e aumento de custo.

Conheça 5 coisas que a maioria das pessoas não sabem sobre gestão de obras:

1. Ajuda a reduzir os custos

Vários são os itens que podem deixar a construção mais cara. Porém, o gerenciamento de obras é um bom aliado para gerar economia. Entre os itens que podem encarecer estão os atrasos, bitributação e riscos na contratação. Para que haja economia, o gerenciamento é crucial por criar a possibilidade de atuação no momento de contratação. Assim, eliminam-se serviços do contrato com construtoras, pois podem ser adquiridos de forma direta com o empreendedor. Vale lembrar que a construtora permanece com a responsabilidade sobre os prazos, qualidade, controle, logística, entre outros.

2. Estratégia produtiva

Quem cuida do gerenciamento de obras também ajuda para que a execução de atividades atendam todos os requisitos. É o caso do custo e qualidade de acordo com o cronograma planejado. Por isso, o gerenciamento de obras é diretamente ligado à estratégia produtiva da construtora. Gerenciar obras passa pelos campos arquitetônico, de estruturas, de instalações elétricas e coordena cada uma dessas partes para que elas sejam cumpridas seguindo uma sequência lógica.

3. O gerenciamento de obras antecipa problemas

Por cuidar de toda a organização do cronograma de uma obra, o gerenciamento também é uma excelente ferramenta! Com ela, é possível prever problemas e possíveis imprevistos e, por isso, resolvê-los de forma eficaz. O gerenciamento permite que a maioria desses possíveis problemas possam ser resolvidos ainda antes do início da construção. Deste modo, é possível aumentar a produtividade, fazendo com que o cronograma possa ser realizado dentro do previsto.

4. Total controle do estoque de materiais

Pouca gente sabe que o gerenciamento de obras também auxilia a ter um maior controle sobre o estoque de material para a construção. Isso se traduz rapidamente em economia. Afinal, evita o desperdício e ajuda a manter toda a obra com os gastos dentro do orçamento. Um bom gerenciamento ajuda por conter uma lista com todos os produtos comprados e um acompanhamento do uso dos materiais. Deixando assim, claro quando é necessário comprar mais algum item. Indiretamente, esse benefício ajuda a controlar melhor a mão de obra contratada e o quanto de material vem sendo utilizado.

5. Ajuda na fiel execução dos projetos

O gerenciamento de obras auxilia a contratar mão de obra especializada e coordenar os contratados nas diferentes etapas da construção. Além disso, apoia no cumprimento das etapas dentro do cronograma e do orçamento. Tudo isso se traduz na execução fiel dos projetos. Claro, durante o percurso podem ter de haver alterações. Contudo, um bom gerenciamento de obras a alteração poderá ser feita sem comprometer a essência do projeto aprovado.

Conheça:

O curso livre de Gestão de Obras é direcionado a profissionais e estudantes de engenharia civil, gestão e administração que desejam trabalhar no setor de construção civil na equipe de gestão de obras. Saiba mais clicando aqui!



Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário