Posições dos jogadores do Futsal






É importante que se conheça as diferentes posições de seus atletas, o seu posicionamento inicial de atuação e suas diferentes funções dentro do jogo; mesmo reconhecendo que, nos dias de hoje, o atleta de futsal precisa ter características universais (atuar em qualquer setor da quadra e cumprir diversas funções).

É fundamental para a formação de uma equipe o conhecimento das características de seus atletas em relação as diferentes posições, que são:

Goleiro:
-          saber defender debaixo da meta, ter um excelente arremesso e jogar com a bola nos pés (principalmente nos fundamentos passe e chute). Pode-se, muitas vezes, ter goleiros com características diferentes: um que saiba atuar bem como um elemento de linha e outro mais eficiente sob o gol.
-          possuir liderança e equilíbrio emocional.
-          em relação a qualidades físicas deve ter, principalmente: agilidade, tempo de movimento (braços e pernas) e força explosiva(membros superiores e inferiores).

Fixo ou Beque:
-          tem basicamente função defensiva, porém deve possuir mobilidade e saber também, no momento exato, participar de manobras ofensivas (organizando e também finalizando a meta).
-          pode-se ter também dois beques na equipe, cada qual com características mais marcantes(ofensivas ou defensivas).
-          ter qualidade no passe, saber marcar, possuir sentido de cobertura, excelente desarme e  poder de recuperação.

Alas:
-          são os principais responsáveis pela construção das jogadas.Normalmente, são os atletas com melhores qualidades técnicas da equipe, principalmente nos elementos passe e drible (o que facilita os aspectos ofensivos). No entanto, devem possuir um bom sentido de recuperação e cobertura.
-          em  relação as qualidades físicas devem possuir, entre outras: agilidade e velocidade.
-          em  determinadas circunstâncias táticas é importante possuir alas que saibam trabalhar com a perna esquerda.

Pivô:
-          principal responsável pelas jogadas na quadra ofensiva (distribuição e finalização),  além de abrir espaços para alas e beque.
-          precisa ter boa recepção e excelente chute, ser criativo, saber jogar de costas para o gol adversário e girar para os dois lados.
-          pode-se ter pivôs com características distintas: o chamado pivô de referência e o pivô de movimentação.
-          Em relação a qualidades físicas: agilidade, velocidade e força (pivô de referência).

A partir do conhecimento das características dos atletas de uma equipe é que se pode estabelecer o método de treinamento, a tática a ser empreendida, as diferentes manobras a serem ensaiadas e realizadas e o sistema de jogo a ser utilizado. Apesar disso, muitas vezes é precipitado definir quais virtudes ou qualidades os jogadores devem reunir para jogar nas diferentes posições. Logo, a sugestão é a de que se construa na iniciação, dos sete aos doze anos, e na especialização, a partir dos treze, catorze anos, o conhecimento de jogar nas diferentes posições. Ainda que um jogador se adapte melhor a uma determinada posição, percebe-se como adequado o fato de o professor e o técnico estimularem a passagem deste por todas as posições. Isto ampliará no iniciante e no jogador experiente a possibilidade de jogar e atenderá a demanda do futsal moderno que, entre outras coisas, exige taticamente qualidades variadas dos seus praticantes.

As movimentações executadas com e sem bola pelos jogadores e as capacidades coordenativas determinam o desempenho do atleta. Ao jogador não basta uma capacidade tática individual, mas também uma capacidade coletiva. Os jogos condicionados contribuem no desenvolvimento tático do atleta, pois o mesmo tem uma participação constante nas situações que ocorrem durante a partida. Estes exercitam as situações que acontecem durante os jogos varias vezes. Os jogos são um processo de ensino – aprendizagem contribuindo para formação tática do desportista.

Dica para profissionais que trabalham com Futsal de Base. Esses dois vão ajudar bastante na parte tática ofensiva e defensiva. Veja abaixo:

- Construção do jogo OFENSIVO nas categorias de base do Futsal
- Construção do jogo defensivo nas categorias de base do Futsal

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário