Saiba mais sobre a Avaliação Física na Educação Física





Avaliação Física é um conjunto de ações que o profissional da Educação Física toma com o objetivo de conhecer o seu aluno. Essa avaliação pode incluir vários elementos, tais como: estado psicológico do aluno, nível de dor, hábitos diários, variáveis de aptidão física e composição corporal, dentre tantos outros fatores possíveis de serem avaliados.

É preciso distinguir avaliação física de medidas ou testes físicos. Um teste físico é uma situação na qual se solicita a alguém que demonstre certo aspecto de seus conhecimentos ou de sua capacidade. O teste pode ser feito de forma escrita, através de uma performance do aluno ou pela observação do professor.

Tipos de Avaliação Física

Em relação ao momento em que a avaliação física é proposta, podemos definir em três tipos básicos:

– Avaliação diagnóstica: é o tipo de avaliação que envolve a descrição, classificação e a determinação do valor de algum aspecto do comportamento do aluno. É a primeira avaliação do aluno, mostra seus pontos fortes e fracos.

– Avaliação formativa: é a informação constante sobre o desempenho do aluno que é fator primordial para o direcionamento do alcance dos objetivos. Seria a avaliação a cada três ou quatro meses.

– Avaliação Somativa: É a soma de todas as avaliações ao final de um período (um ano ou dois). Tem o objetivo de se obter um quadro geral da evolução do indivíduo.

Uma avaliação bem feita é aquela em que se utiliza critérios e protocolos bem selecionados, fornecendo dados quantitativos e qualitativos que indique, através de análises e comparações, a real situação em que se encontra o avaliado. Em meio a tanto conhecimento técnico-científico, não se pode mais permitir a utilização do protocolo do "achismo", ainda empregado por alguns profissionais em suas avaliações. Só é possível fazer um programa de exercícios com qualidade e segurança com uma avaliação física em que se utilize metodologia, protocolos e critérios de avaliação adequados.


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário