Psicologia é uma ciência e utiliza métodos científicos



psychology

É preciso deixar bem claro que a Psicologia é uma ciência e, portanto, o conhecimento produzido na Psicologia é obtido com base no método científico. Muitas pessoas confundem Psicologia com outros tipos de conhecimentos que também são importantes, mas não são científicos, mas é preciso entender que a Psicologia é sim uma ciência.

Os psicólogos utilizam diferentes técnicas para conduzir seus estudos sobre a mente e o comportamento, tais como observação naturalística, experimentos, estudos de caso, entrevistas e questionários.

Os estudos em Psicologia normalmente utilizam uma grande variedade de técnicas para a coleta de dados, por exemplo, podem ser usados testes psicológicos, questionários, entrevistas, observações e outras técnicas criadas de acordo com os objetivos das pesquisas.

O fato é que produzir conhecimentos científicos não é uma tarefa simples. Você precisa garantir que outras pessoas seguindo os seus mesmos passos vá encontrar os mesmos resultados, ou pelo menos resultados muito semelhantes.

Conhecimento científico não é uma opinião qualquer, um cientista não pode, por exemplo, simplesmente afirmar que terapias são mais eficazes do que ler livros de auto-ajuda se ele não fez uma pesquisa que mostrasse isso. Ele pode é claro se basear nas pesquisas de outros cientistas, mas suas afirmações devem ser baseadas em evidências científicas.

Os resultados de pesquisas científicas são fundamentais para a tomada de decisões em diferentes níveis, tanto em nível individual quanto coletivo.

Cursos online de Psicologia: 

Curso online de Psicopatologia da Infância e da Adolescência

Curso online de Psicodiagnóstico e Transtornos Mentais

Curso de Introdução à Psicologia Analítica 2.0

Curso Psicologia Hospitalar em Concursos Públicos

Curso online de Psicanálise: Teoria e Técnica

Curso online de Neurolinguística

Curso Online de Abordagens psicoterapêuticas em Psicologia

Curso Online de Psicologia Social e a Violência Doméstica

Curso Online de Neuropsicologia

Curso Online de Psicologia Escolar

Curso Online de TDAH em crianças e adultos

Curso Online de Psicologia Social

Curso Online de Psicomotricidade e Psicopedagogia

Curso Online de Psicologia Organizacional

Curso Online de Psicoterapia

Curso Online de Psicologia Escolar e da Educação

Como Prescrever Atividades Psicomotoras

Curso Online de Psicologia no Esporte na Prática

Curso Online de Educação Especial e o Intérprete de Libras 

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário