Como trabalhar com o Pilates Clínico




No Pilates Clínico, foca-se no controle da respiração, no centro de gravidade do corpo e na boa postura, que são excelentes para aumentar a capacidade de concentração e melhorar a coordenação motora e também a flexibilidade de todos os músculos e tendões.

O relaxamento, concentração, alinhamento, respiração, coordenação e resistência são os princípios do pilates clínico. O paciente aprende a respirar: inspirar e expirar profunda, completa e suavemente, sem pressa.
Visando alinhamento do corpo, através da cabeça/cervical, ombros e costelas, são realizados movimentos de forma lenta e precisa, com poucas repetições e nível de dificuldade gradativa, sempre objetivando a prevenção de lesões e dores.

O importante não é a quantidade de séries, mas a qualidade de cada exercício. Desta forma, os exercícios devem ser sempre acompanhados por um profissional fisioterapeuta, que estará atento aos movimentos e à postura do paciente, corrigindo a contração da musculatura abdominal.

Este método é usado como um meio de prevenção e pós-reabilitação de lesões, uma vez que permite corrigir não só as alterações do movimento normal, mas também, alterações do recrutamento muscular, responsáveis pelo aparecimento de dores crônicas como lombalgia, cervicalgia e hérnias de disco.

Os exercícios de Pilates clínico podem ser realizados no solo com o uso de elásticos, bola de Pilates ou tapete, utilizando o peso do próprio corpo ou com o auxílio de 9 aparelhos próprios deste método que proporcionam o fortalecimento muscular e aumentam a consciência corporal.

Dominar a avaliação no Pilates vai trazer uma maior eficiência no planejamento do trabalho do profissional.

Um guia que traz o passo a passo de uma boa avaliação no Pilates, tanto no solo (mat pilates), quanto nos aparelhos. Com ele, você vai aprender a saber o nível de capacidade do aluno, descobrir suas dificuldades e o que precisa trabalhar para chegar ao objetivo mais rápido e entregar o melhor resultado possível. Clique aqui e saiba mais

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário