A Enfermagem Pediátrica e a família da criança






A importância do relacionamento humanizado no âmbito hospitalar com o familiar da criança permite um olhar decisivo para a assistência, trazendo e inserindo uma nova forma de cuidado para a criança com a participação intensa da família estabelecendo vínculos entre o profissional- criança – família.

A atuação da enfermagem no cuidar centrado na família na unidade ainda é um grande desafio, pois apesar da mesma reconhecer a importância da presença dos pais e o direito de permanecerem ao lado de seus filhos nem sempre essas mudanças são reconhecidas e  aceitas  pelos  profissionais.

Diante do avanço tecnológico e das inovações na área da saúde, a enfermagem necessita desenvolver nova concepção de assistência integral ao indivíduo. Desta forma, novas responsabilidades passam a ser constantemente assumidas pela equipe de enfermagem, principalmente em algumas áreas especializadas como a pediatria. Assim, existe a necessidade de intervir na prática da equipe que realiza cuidados de enfermagem em pediatria, uma vez que este cuidado se diferencia das demais áreas de assistência por exigir sua atuação tanto com o paciente e a familia, quanto pela peculiaridade da execução dos cuidados de acordo com o desenvolvimento físico e cognitivo, nas diversas etapas do desenvolvimento infantil.

Cursos online de Enfermagem 

Ebooks - Livros Digitais de Enfermagem

É importante sempre lembrar que o profissional de enfermagem precisa estar disposto a esse novo modelo de cuidar em pediatria, estando atento para interagir nos momentos em que o impacto da doença provoque situações de conflito, compreendendo e confortando.


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário