5 serviços da Odontologia Estética



http://www.soniacanto.com.br/wp-content/uploads/2015/01/odontologia-clinica_04.jpg

A Odontologia visa sempre à saúde do cidadão, como um todo – este é o seu principal objetivo. Para isso, existem várias áreas de atuação e especialidades que contribuem com a qualidade da saúde bucal da pessoa. A Odontologia Estética vem sendo praticada desde os primórdios do tratamento dentário, mas com os materiais disponíveis, com os níveis de exigência e padrões culturais da época.

Veja 5 serviços que podem ser realizados pela Odontologia Estética:



Lentes de contato de porcelana

As facetas de porcelana são utilizadas para modificar a forma, a cor e até mesmo o fechamento de espaços entre os dentes. Os laminados de porcelana são usados para o recobrimento do lado externo dos dentes, aderindo-se ao esmalte. Esse tipo de tratamento é um dos procedimentos estético mais procurado pelos pacientes para a renovação total do sorriso. A faceta de porcelana apresenta uma superfície lisa e de cor natural, com uma estrutura cristalina que confere propriedades ópticas excepcionais semelhantes ao esmalte do dente e altamente resistentes ao manchamento, além de longa duração e resistência. Pelo fato da faceta ser uma camada fina de porcelana, com uma espessura semelhante a uma lente de contato, ela permite restaurar os dentes de forma pouca invasiva em diversas situações, incluindo descoloração e manchamento por antibióticos e fluorose; dentes que foram submetidos a tratamento de canal e dentes escurecidos pela idade. Outras indicações são pequenas fissuras e defeitos na superfície do esmalte, causados pelo envelhecimento e trauma. Restaurações antigas que apresentam desgaste e manchamento são facilmente recobertas por este procedimento e o fechamento de espaços entre os dentes anteriores proporcionam uma melhora da aparência e do sorriso.

Clareamento dentário

O clareamento dentário é o procedimento estético mais procurado entre os pacientes. O clareamento caseiro e a aplicação no consultório sob supervisão do dentista têm atraído muito interesse. Seu objetivo é clarear os dentes, a fim de torná-los mais brancos. Um bom diagnóstico da real cor dos dentes e o seu grau de manchamento, juntamente com um adequando planejamento do caso e atenção à técnica, fazem com que o branqueamento seja um tratamento  mais simples e menos invasivo para branquear os dentes escurecidos e diminuir ou eliminar muitas manchas. O método mediato, realizado fora do consultório, é uma das opções de clareamento. Ele é realizado através de géis clareadores e moldeiras em silicone individualizadas. A técnica de clareamento imediato só pode ser realizada em consultório e sob a supervisão de um profissional. Nela, os géis clareadores têm a sua concentração mais alta que na técnica caseira e uma fonte de luz pode ser direcionada sobre os dentes, promovendo uma aceleração da ação do gel clareador e aumentando a velocidade de clareamento, o que torna o processo mais rápido.

Porcelana

O crescente sucesso da transformação estética dos dentes é, em grande parte, devido aos avanços em restaurações de porcelana pura. A porcelana é biologicamente compatível e bem tolerada, tanto pelos tecidos duros (dentes) como pelos tecidos moles (gengiva) da boca. Atualmente, as restaurações de porcelana do tipo metal-free são consideradas mais agradáveis e com melhores resultados estéticos. Translucidez, estabilidade de cor e brilho permitem uma longa expectativa de duração, na maioria dos casos. A porcelana pode ser escolhida para uma faceta laminada, uma coroa em porcelana sobre dente, coroa de porcelana sob implante ou uma ponte fixa de vários dentes em porcelana. Um dente de porcelana, corretamente e artisticamente elaborado com cor e formato que sejam condizentes aos dentes presentes, é muitas vezes impossível de ser diferenciado visualmente.

Resinas compostas

As resinas compostas têm sido um dos avanços mais notáveis na odontologia estética. Elas estão disponíveis com diferentes graus de translucidez e sua facilidade de manipulação e combinação de cores as tornam uma ótima alternativa para a tratamento estético das lesões cariosas de dentes anteriores e posteriores. As restaurações em resinas compostas são feitas diretamente nos dentes. Muitos pacientes perguntam sobre a durabilidade das restaurações em resina. A vida útil de uma restauração estética em resina depende de muitos fatores, incluindo a natureza e extensão da lesão de cárie, o procedimento escolhido para o tratamento, a qualidade do material de restauração utilizado, e, principalmente, a habilidade do cirurgião dentista. Outros fatores, como a higiene oral do paciente, a oclusão e hábitos adversos também devem serem levados em consideração. As resinas compostas são a alternativa estética para as antigas restaurações metálicas em amalgama. Tradicionalmente, essas restaurações eram conhecidas como incrustações metálicas. Hoje, novos materiais como cerâmicas, resinas laboratoriais e cerômeros substituem o metal, proporcionando resultados estéticos incríveis e duradouros.

Cirurgia plástica gengival

A cirurgia plástica gengival, também conhecida como gengivoplastia, é usada para corrigir o que é comumente referido como sorriso gengival. Um sorriso gengival é aparente quando a linha da gengiva parece estar cobrindo os dentes de forma excessiva, fazendo-os parecer curtos. Esse procedimento tem como objetivo remover o excesso de tecido ósseo e gengival, expondo uma maior quantidade de dente natural e proporcionando um sorriso mais agradável. Isso pode ser feito em um dente, para igualar aos demais, ou em vários. Após a remoção do excesso da gengiva, um refinamento deve ser feito, afinando o tecido gengival remanescente, de modo que o tecido pareça natural. Uma nova alternativa ao bisturi para este procedimento é o laser. O laser pode reduzir a quantidade de anestesia dentária necessária, diminuir a quantidade de sangramento e inchaço e, consequentemente, um melhor processo pós-operatório ao paciente.



Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário