Saiba mais sobre a profissão de Instrumentador Cirúrgico




http://seducintec.com.br/wp-content/uploads/2016/04/curso-instrumentador-cirurgico-seduc-intec-curitiba.jpg

O instrumentador cirúrgico controla e fornece instrumentos a médicos e enfermeiros durante um procedimento. Também prepara o ambiente operatório, monta e desmonta equipamentos, faz a assepsia dos materiais e desempenha atividades de auxilio à enfermagem.

Mais do que conhecer os materiais específicos utilizados em cada tipo de operação, é fundamental que o instrumentador cirúrgico tenha bom relacionamento com os profissionais que estão à sua volta e seja comprometido com o trabalho para garantir o dia-a-dia na atividade.

O instrumentador cirúrgico não possui um salário mínimo profissional único em todo o Brasil. O piso salarial da categoria é definido em cada cidade ou região pelas convenções e acordos coletivos firmados com os sindicatos. Os valores podem  variar de acordo com a dedicação (número de horas semanais), a função exercida e o setor em que o profissional trabalha. O profissional pode prestar serviço como contratado em um hospital ou fazer parte de equipes médicas que atendem em diversos locais. É praxe na profissão o instrumentador receber 10% do valor pago a um cirurgião.


Para atuar como instrumentador cirúrgico é necessário fazer um curso técnico ministrado por escola oficial ou instituição reconhecida pelo Governo Federal.

Os cursos são oferecidos por Conselhos Regionais de Enfermagem, sociedades médicas e instituições de formação tecnológica. Algumas escolas oferecem o curso a distância, via internet.
O interessado em seguir carreira na área precisa ter o ensino médio completo e, de preferência, já ter feito um curso técnico em enfermagem. A maioria das empresas costuma contratar  profissionais com conhecimentos mais amplos na área médica.



Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário