Regras para Primeiros Socorros



https://www.zaask.pt/blog/wp-content/uploads/primeiros-socorros.jpg

Somos confrontados com situações de pessoas gravemente feridas ou doentes que necessitam de atendimento imediato. Um simples gesto pode salvar vidas. Conheça algumas regras básicas de primeiros socorros.

Cursos online de Enfermagem 

Ebooks - Livros Digitais de Enfermagem

– Não entre em pânico. A primeira das regras básicas de primeiros socorros é: antes de intervir, respire fundo e acalme-se. Mesmo que não saiba bem por onde deve começar. Se estiver minimamente calmo isso vai ajudá-lo a refletir sobre o que pode fazer.

– Avalie a situação. Caso veja que a pessoa lesada consegue falar, peça para ela contar o que aconteceu. Dê depois uma olhada em volta e veja se existem, por exemplo, fios expostos perto da pessoa ferida, fumos tóxicos, ou chamas. Uma das regras básicas de primeiros socorros é certificar-se de que não nos estamos a colocar em perigo, de que vale depois a nossa ajuda se ficarmos também feridos?

Nota: Se a vítima não consegue falar abra de imediato a boca e veja se existe algo a atrapalhar a respiração, como uma prótese dentária. Em situações extremas, não hesite em fazer respiração boca-a-boca.

– Preste atenção aos sintomas de choque. Se a vítima está pálida, fria, a respirar com dificuldade e com náuseas, é muito provável que esteja em estado de choque, podendo desmaiar a qualquer momento. Cubra de imediato a pessoa com um cobertor ou casacos e role suavemente o corpo dela para um dos lados, assim se vomitar, o vômito não se acumulará na parte de trás da garganta (o que pode causar asfixia).

Atenção: Tenha muito cuidado com os fluídos corporais, tome as devidas precauções para prevenir a transmissão de doenças contagiosas.

– Se não tem a certeza do que está a fazer, não mexa. Para mover uma pessoa ferida é preciso ter plena consciência dos movimentos a seguir, caso contrário poderá magoá-la ainda mais, ou até mesmo provocar a sua morte. Não se precipite também a retirar objetos como pregos ou facas. Se estiver sozinho a melhor opção é pedir auxílio.

– Nunca dê nada a uma pessoa inconsciente. É das mais importantes regras básicas de primeiros socorros. Nem comprimidos, nem líquidos, rigorosamente nada! Muitas pessoas pensam que a água ajuda uma pessoa inconsciente a acordar, mas esquecem-se que isso pode interferir com a respiração.

– Parar o sangue. Caso note que a pessoa está a sangrar muito coloque sobre a ferida um pano, ou até as suas mãos, de modo a que o fluxo diminua. Levante os membros levemente, isto se o movimento não provocar dor à vítima e abra as roupas apertadas.

– Tratar das queimaduras. Retire de imediato a roupa se estiver em chamas. Caso existam jóias retire-as também (se estiverem presas à pele, não mexa!). Posteriormente, sempre com muito cuidado e se possível, deite sobre a zona queimada água morna (lave durante cerca de dez minutos). Por fim, cubra com um pano limpo e seco, isso vai ajudar a aliviar as dores da vítima.

– Casos de asfixia. A pessoa consegue falar ou tossir? Está a receber ar suficiente? Se assim for não interfira. Caso contrário, coloque-se atrás da vítima e envolva os seus braços em torno do estômago. De seguida, faça um punho com uma das mãos e coloque esse mesmo punho um pouco acima do umbigo, precisamente abaixo das costelas. Posicione o lado do polegar e do indicador em direcção às mesmas. Por fim, segure o punho com a outra mão e provoque impulsos para dentro e ligeiramente para cima. Repita se for necessário.

– Choque eléctrico. Neste tipo de situações é expressamente proibido tocar na vítima até que o contacto eléctrico tenha terminado. Desligue de imediato a fonte de electricidade. Caso a pessoa não tenha pulso e não esteja a respirar procure imediatamente assistência médica.

– Espere. É a parte mais difícil de gerir. Depois de ter seguido as regras básicas de primeiros socorros só lhe resta esperar pela ambulância. Até lá, tente manter o acidentado o mais calmo possível. Converse com ele mantendo uma voz suave.



Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário