5 sistemas de recepção no Voleibol





No voleibol, o  passe é o primeiro contato com a bola por parte do time que não está sacando e consiste, em última análise, em tentativa de evitar que a bola toque a sua quadra, o que permitiria que o adversário marcasse um ponto. Além disso, o principal objetivo deste fundamento é controlar a bola de forma a fazê-la chegar rapidamente e em boas condições nas mãos do levantador, para que este seja capaz de preparar uma jogada ofensiva.
    O fundamento passe envolve basicamente duas técnicas específicas: a "manchete", em que o jogador empurra a bola com a parte interna dos braços esticados, usualmente com as pernas flexionadas e abaixo da linha da cintura; e o "toque", em que a bola é manipulada com as pontas dos dedos acima da cabeça.

    Quando, por uma falha de passe, a bola não permanece na quadra do jogador que está na recepção, mas atravessa por cima da rede em direção à quadra da equipe adversária, diz-se que esta pessoa recebeu uma "bola de graça".

    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEia05-SABcp5idsGgo_bySzNBN6qOtniS772zzyuo8Aev9on3pqHNYNZmj8MZ6vcpFjXUVnyoYGFawkaTN0O3-jFEv4vTbmYSCBoel_guDsiGFHCEYROj1S8U2jah3XFcsuaB8kdCed0C0/s640/recepcion_1.jpg

    Dicas para professores e estudantes

    Ter material de qualidade para o estudo do Voleibol é importante. Eu indico:

    Sistema de recepção em "W"

    É o sistema de recepção utilizado por equipes iniciantes. O levantador fica isolado, e os outros 5 jogadores formam um "W" na quadra para defender o saque adversário.

    Sistema de recepção em semicírculo

    Neste sistema cada jogador (posições #1, #2, #3, #4, #5 e #6 ou "1, #2, #4 e #5) é responsável pela recepção da bola numa área correspondente a uma fatia de terreno que vai desde a linha central até à linha de fundo.

    Sistema com 4 receptores

    Geralmente organizado para liberar tanto o levantador quanto um atacante.

    Sistema com 3 receptores

    O levantador, o atacante de meio e o atacante oposto são liberados, portanto, as ações de recepção do saque adversário ficam sempre sob a responsabilidade dos dois receptores principais mais o defensor central. A estrutura geralmente tem a forma de "V" ou "V" invertido.

    Sistema com 2 receptores

    • Mais usado por equipes de ponta.
    • Os pontas são os responsáveis pela recepção, e os atacantes de meio e o oposto são protegidos, para que se preocupem somente com seus ataques.
    • Com o advento da função de líbero houve um fortalecimento maior neste posicionamento devido à especialidade deste jogador.


    Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

    Comente:

    Nenhum comentário