A residência na Medicina




http://diarionews.com.br/wp-content/uploads/2013/07/Estudantes-de-medicina-ter%C3%A3o-que-trabalhar-2-anos-no-SUS.jpg

Doze horas por dia no hospital e um plantão noturno por semana rendem aos médicos recém-formados contato com cenas que até então eles só conheciam através dos livros.

Jornadas esticadas e plantões noturnos são característicos na vida de um recém-formado. A rotina pesada acaba com a perspectiva de frequentar baladas, shoppings e academias, entre outros resquícios da adolescência.

A fase mais aguda do amadurecimento dos médicos ocorre no 1º ano de residência. Ela coincide com um período carregado de vivências e emoções marcantes: o primeiro ataque cardíaco, o bêbado que dá escândalo no PS, a cirurgia que termina em morte.

A expectativa nas costas de um médico é alta. Todo doente quer recuperar-se de forma rápida, indolor, sem sequelas e, preferencialmente, de graça. Os hospitais, por sua vez, nem sempre dispõem dos melhores equipamentos e remédios para fornecer o tratamento. Entender que não há super-homem que resolva situações assim faz parte do rito de passagem entre a vida de estudante e a de profissional.

A forma mais eficiente de ganhar tal experiência, atestam especialistas do mundo inteiro, é por meio de um programa de residência. Trata-se de um treinamento intensivo da prática do hospital, que equivale à pós-graduação em outras carreiras, por ser uma opção para os já formados.

Aos estudantes de medicina, muito conteúdo o tempo todo para quando chegar nesta fase, colocar em prática o que aprendeu na teoria.

Cursos online sobre Medicina e temas da Saúde: 

Curso online de Medicina Legal

Ventilação Mecânica em Pacientes Asmáticos

Fisiologia Humana - online

Curso Online de Biotecnologia

Curso de Primeiros Socorros

Curso Online de Biossegurança Hospitalar

Curso Online de Hepatites

Curso Online de Anemias

Curso Online de Doenças Neuromusculares

Curso Online de Interpretação de Exames Laboratoriais

Curso Online de Labirintopatia

Curso Online de Surdez - Aquisição de Linguagem e Inclusão Social

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário