
Fisioterapia do Trabalho é uma área da fisioterapia que atua na prevenção, resgate e manutenção da saúde do trabalhador, abordando aspectos como ergonomia, biomecânica, atividade física laboral e a recuperação de queixas ou desconfortos físicos.
Os profissionais desta área terão a possibilidade de uma grande carreira profissional e um enorme campo de trabalho em ambulatório, dentro das próprias empresas, para o atendimento aos trabalhadores e atuações em treinamentos, consultorias, analises ergonômicas do trabalho, projetos, acessibilidade e ginástica laboral, além de atuações em perícias trabalhistas.
Atuações do fisioterapeuta do trabalho:
- Participar efetivamente dos exames admissionais, periódicos e demissionais;
- Analisar o ambiente de trabalho para identificar fatores de riscos a saúde dos trabalhadores (Segmento em Sobrecarga Biomecânica – SSB) e propor medidas corretivas e preventivas;
- Realizar Laudo Ergonômico de trabalho;
- Participar de Comitê de Ergonomia (COERGO);
- Intervir praticamente em ações preventivas, como campanhas, feiras de saúde, Ginástica Laboral, Ginástica de Pausa, treinamentos, Job rotation;
- Contribuir para a adequada execução da NR's;
- Realizar tratamento fisioterapeutico como medida de prevenção secundária;
- Realizar a integração e reinserção de colaboradores pós-lesões que retornam a suas atividades laborativas;
- Realizar laudos cinesiológicos-funcionais para passivos trabalhistas;
- Realizar assistência técnica judicial (Perícia Judicial e Perícia Técnica em Insalubridade e Periculosidade).
- Dinamometria e eletromiografia de superfície.
Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .
Nenhum comentário
Postar um comentário