Inseminação artificial em animais domésticos





A inseminação artificial é uma técnica utilizada quando existem problemas para engravidar. Essas complicações podem ser por conta dos espermatozoides e óvulos.

Com isso, o método consiste na injeção de espermatozoides dentro do útero da mulher para que possa ser gerado um feto. Nos dias de hoje, com o avanço da medicina, esta prática se tornou muito comum e é utilizada por muitas pessoas que desejam engravidar, mas, você já ouviu falar sobre a inseminação artificial em animais?

De todas as biotécnicas aplicadas para a reprodução animal, a inseminação artificial em bovinos é a mais antiga e, também, a que mais gera bons resultados. Ela consiste, basicamente, na introdução mecânica (isto é, não natural) do sêmen no trato genital da fêmea. O seu uso é essencial para o melhoramento genético e para o aumento da produtividade dos rebanhos.

Em princípio, o método foi utilizado para erradicar doenças infecciosas normalmente transmitidas pelo touro na hora da monta natural. Ao longo do tempo foi sendo aprimorado e tornou-se a melhor ferramenta para garantir um grande número de descendentes de um reprodutor com alto valor genético.

Mas não só quem lida com bovinos que tem benefícios com essa técnica. A inseminação artificial (IA) foi a primeira grande biotecnologia reprodutiva aplicada ao melhoramento genético dos animais domésticos

Para aprender a lidar com outros tipos de animais, o curso de Inseminação Artificial em animais domésticos aborda temas como coleta de sêmen, processamento do sêmen, preparação da fêmea e inseminação artificial em diferentes espécies animais. Este curso é direcionado à profissionais e acadêmicos das áreas de Médica Veterinária e Zootecnia, que desejam atualizar-se no assunto, que estão em busca de novos desafios, e desejam obter maior aprendizado sobre o tema.

Clique aqui e saiba mais sobre o assunto!


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário