Aprendizagem infantil na Educação Física






Acredita-se que o lúdico contribui para a aprendizagem infantil quando inserido na metodologia do professor, quando passa a ser um elemento mediador entre a aprendizagem, o prazer e o significado, presente em todas as atividades de sala de aula de forma a contribuir para que a aula seja vivenciada e realizada de forma mais espontânea, criativa e prazerosa para o aluno .

Na atividade lúdica, o professor assume um papel fundamental nos processos de desenvolvimento e aprendizagem dos educandos, pois é ele quem vai mediar a construção do conhecimento, proporcionando à criança um ambiente rico de possibilidades expressivas e criativas.

Na maioria das vezes, embora sabendo da importância em utilizar atividades diferentes e motivadoras que atendam a demanda de alunos de hoje, a escola e os processos de ensino-aprendizagem são reproduções de décadas anteriores. É preciso que a escola seja para a criança um local de pura descoberta, que entenda a criança como um ser que necessita explorar o seu corpo e o mundo a sua volta, privá-las das atividades lúdicas só trará implicações para o seu desenvolvimento.

A vivência da ludicidade na escola é a possibilidade de uma aprendizagem que efetivamente chegue à criança, que faça parte do seu mundo, das suas fantasias e da sua imaginação, que auxilie seu desenvolvimento, que lhe permita brincar, expressar-se, criar e movimentar-se.

Portanto, entende-se que a escola é um ambiente favorável para as vivências dos jogos e brincadeiras, pois estas atividades quando utilizadas adequadamente desempenham um papel primordial na vida dos alunos, sendo uma excelente ferramenta de ensino. Por isso cabe ao educador inseri-los em seu planejamento, de forma satisfatória, para que as necessidades dos alunos dos anos inicias do ensino fundamental sejam compreendidas e asseguradas de forma integralista, considerando-se que o brincar e o jogar são indispensáveis para o desenvolvimento das crianças

Por meio dos jogos, evidenciamos os avanços dos alunos e destacamos a relevância de repensarmos nossa prática enquanto docentes, já que, muitas vezes, priorizamos no processo de ensino e de aprendizagem atividades como cópia e reprodução, que resultam em silêncio e monotonia, o que prioriza a forma conteudista em detrimento de uma prática mais dinâmica, participativa, criativa, significativa, construtiva, em outras palavras, lúdica.

Quando a preocupação com o lúdico está entrelaçada com a crença na melhor aprendizagem do aluno e o respeito à infância, certamente os professores se instigam mais para a utilização desta perspectiva, buscando um melhor desempenho de sua turma.

Introduza Jogos e Brincadeiras em suas aulas, professor! A Apostila Educação Física - Brincadeiras e Jogos - Anos Iniciais vem de encontro para a utilização das Brincadeiras e Jogos na sala de aula. Contém várias brincadeiras e jogos para você esta desenvolvendo em sua regência. Na apostila também vem as habilidades que você vai utilizar para criar seu plano de aula a partir desta apostila. Clique aqui e saiba mais!



Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário