Habilidades exigidas ao Advogado Criminalista








O advogado criminalista - ou penalista - atua em um dos campos mais dinâmicos do Direito. A sua atuação não se restringe ao escritório. Também está presente nos tribunais, além de realizar visitas aos clientes na penitenciária e se apresentar nas delegacias. O profissional orienta o cliente ao longo do processo penal e busca impedir abusos de legalidade. 

Uma situação enfrentada pelos profissionais que optam pela área precisam lidar com a forma que a sociedade enxerga a profissão. Advogados criminalistas são comumente confundidos com os acusados e seus crimes. No entanto, perante a lei todos têm direito de defesa e é papel do advogado defender os direitos do cliente.

Dentre as habilidades exigidas para o advogado criminalista estão o respeito à ética profissional, foco no cliente, bom senso, boa comunicação e oratória, dinamismo e o amplo conhecimento sobre a legislação. Também é recomendado que o profissional adote uma postura combativa, mas sem agressividade ou hostilidade.

O advogado que atua na área penal, talvez mais do que aqueles que atuam nos demais ramos do Direito, é um idealista, que busca a justiça e a paz social. Sua função é assegurar a seu cliente um julgamento com a fiel observância dos princípios constitucionais e da lei, preservando ao máximo a vida, a liberdade, a integridade física e a dignidade do acusado. Para isto, o advogado criminalista deve lutar para que seu cliente, culpado ou inocente, tenha direito à ampla defesa e ao contraditório.

Para se tornar um advogado criminalista, é necessário realizar um curso superior em uma faculdade de Direito devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação. O curso tem duração média de cinco anos. Ao cursar Direito, o estudante terá a oportunidade de conhecer as diversas áreas da profissão, mas se ele quer seguir a área da criminalística, é importante realizar um estágio com profissionais focados no tema e assim se aproximar da realidade da atuação.

Não há Justiça sem defesa realizada por advogado!


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário