Como ter/ser uma boa fonoaudióloga infantil?







O fonoaudiólogo é o profissional da área da saúde que trabalha com os diferentes aspectos da comunicação humana: linguagem oral e escrita, fala, voz, audição e funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação.

O papel do fonoaudiólogo infantil

A dificuldade na aquisição da linguagem na infância pode acontecer por diversos motivos:  problemas de audição, neurológicos ou de vista. Também pode ser causada por fatores emocionais e psicológicos. Alguns distúrbios mais comuns são gagueira, troca de letras, problemas de articulação, dislexia e atraso na linguagem.

O papel do fonoaudiólogo que trabalha na área da linguagem é proporcionar o desenvolvimento das habilidades da criança e a sua inclusão social. Ele deve fazer o estudo, a avaliação, o diagnóstico do distúrbio e prosseguir com o tratamento dos transtornos relacionados à comunicação oral e escrita.

Para o tratamento ser efetivo, é preciso que o fonoaudiólogo conheça os métodos e abordagens mais adequados para cada situação e faixa-etária. Toda criança é única, por isso é tão importante que o terapeuta conheça o pequeno paciente a fundo e estabeleça uma conexão com ele para saber de suas reais necessidades.

Muita gente acredita que os fonoaudiólogos trabalham apenas com crianças que "falam errado". Embora isso seja comum na prática clínica, o profissional pode fazer a diferença em muitas situações que vão desde um atraso de fala e linguagem, passando por dificuldades de leitura e escrita, gagueira, autismo, síndromes, malformações craniofaciais, paralisia cerebral, dentre outros.

Caminhos para um bom tratamento

Quando a terapia fonoaudiológica é realizada com crianças, é muito comum envolver o uso de atividades lúdicas, uma vez que a criança aprende brincando e retém mais informações quando estas são apresentadas de forma que elas possam experimentá-las, descobri-las e não apenas conhecê-las e aceitá-las.

Boa parte dos pacientes que frequentam o seu consultório possuem algum diagnóstico de síndrome ou transtorno, como Síndrome de Down, paralisia cerebral, autismo e déficit de atenção. A criatividade é importante para inovar nos métodos usados durante o tratamento é essencial para que ele seja efetivo

Há crianças que passam muito tempo em terapia: fazem fisioterapia, terapia ocupacional, psicopedagoga, fonoaudiologia… Elas ficam extremamente cansadas quando os exercícios são feitos de forma mecânica e repetitiva. Mesmo com a grande variedade de materiais disponíveis no mercado, é preciso ter criatividade para adaptar as atividades para além daquilo que é proposto inicialmente. De acordo com a faixa-etária e o desafio específico do paciente naquele momento, procuro usar os recursos sempre de formas diferentes

Além das melhorias que refletem diretamente na fala das crianças, o tratamento fonoaudiológico conta com uma série de efeitos que facilitam o dia a dia dos pequenos, e continuarão ajudando com o passar dos anos, refletindo até mesmo na vida adulta. A Fonoaudiologia pode proporcionar à criança uma maneira de se comunicar, e isso vem atrelado a inúmeros benefícios ao longo da vida.

Para finalizar, um bom profissional de Fonoaudiologia Infantil tratará cada criança como única. Cada uma carrega consigo um universo inteiro de possibilidades. Cada uma com suas particularidades e limitações, elas vão crescendo e aprendendo no seu próprio ritmo a explorar o mundo. Cabe aos fonoaudiólogos possibilitar que cada uma delas tenha o poder de estabelecer essa conexões, se comunicar, e compreender o mundo que a rodeia.

Até a próxima!

Cursos online de Fonoaudiologia



Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário