Estude elaborando perguntas





Uma das formas mais eficientes de se estudar é elaborando perguntas.

E a mais eficiente é fazer perguntas que expliquem os "porquês" de um fato: "por que isso é verdade?", "por que isso faz sentido?".
No momento que você elabora essas questões enquanto estuda, você adiciona novas informações a conhecimentos que você já possuía. Desse modo, essa técnica se mostra mais eficiente entre os estudantes mais velhos, principalmente do ensino superior e do Ensino Médio.
Para elaborar perguntas relevantes, é preciso estar minimamente familiarizado com o assunto, por isso esse método não é muito útil para estudantes das primeiras séries do Ensino Fundamental, por exemplo.
Quando você já conhece o tema, você consegue criar questões mais aprofundadas, que geram explicações mais complexas sobre a veracidade do fato.
Vale lembrar que perguntas que podem ser respondidas com "sim" ou "não" são perguntas estreitas. Elas não geral discussão além de raramente produzem inovação.
Ao fazer perguntas mais amplas, você receberá um conteúdo bem melhor como resposta. Por exemplo, ao invés de perguntar "Você está feliz com seus resultados?", você pode dizer "Como você acredita ter obtido os resultados que você gerou?". A primeira pergunta pode ser respondida com "sim" ou "não". A segunda convida à reflexão e à discussão;
Boa sorte!

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário