Vegetariano e a Osteoporose



http://3.bp.blogspot.com/-4PjTw878YTQ/VKqBJPfZdxI/AAAAAAAAN1Q/AGWNZ2kOP2E/s1600/0d07f2992999159d903946c32f35b43a.jpg

Muitas pessoas pensam que somente a falta do cálcio é o verdadeiro culpado para que ocorra a osteoporose, entretanto este é um pensamento errôneo. Fósforo, magnésio, manganês, zinco, cobre, boro, silício,flúor, vitaminas A, C, D, B6, B12, K, ácido fólico, ácidos graxos essenciais e proteínas são nutrientes essenciais para a construção óssea e a deficiência em qualquer um deles prejudicaria a formação óssea.

O excesso de proteínas da carne e dos laticínios,que contém um alto índice de gordura, apresenta alto risco de osteoporose porque torna o sangue muito ácido. O cálcio, então, precisa ser extraído dos ossos para restaurar o equilíbrio correto. Como o cálcio do sangue é usado por todas as células do corpo para manter sua integridade, o organismo sacrifica o cálcio dos ossos para manter a homeostase.

Uma dieta vegetariana, restrita em gorduras saturadas e por não possuir o consumo de proteínas de origem animal, acabam por preservar o organismo da osteoporose.

Muitas vezes, torna-se essencial a presença de um nutricionista para ajudar nessa dieta especial para prevenção da osteoporose em vegetarianos.

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário