Tipos e regras para higiene do paciente na Enfermagem








É necessário termos alguns cuidados com o corpo, a mente, o trabalho e onde vivemos. Em um primeiro momento parece lógico e fácil a maneira de como lidar com este assunto. Todavia, a higiene possui diversas duas divisões com diversas sub-divisões e desta forma, inúmeras maneiras de como cuidar de alguém ou de si mesmo.

Cursos online de Enfermagem 

Ebooks - Livros Digitais de Enfermagem

Conheça ou reveja algumas delas:

Higiene pessoal: é um  conjunto de hábitos de limpeza que cada pessoa exerce no próprio corpo.

Higiene coletiva: é um conjunto de regras higiênicas estabelecidas pela sociedade às  pessoas.
  • Higiene mental – É destinada ao trabalho, os estudos, o descanso, o pensamento e atitudes positivas. Certas atividades mantém a higiene mental ativa, como: estudar, ler, passear, ouvir músicas, cuidar da natureza, fazer e manter amizades, cuidar de animais, respeito, atitudes e pensamentos positivos, gratidão, descanso, etc.
Higiene alimentar –  Segundo a Organização Mundial de Saúde, a higiene dos alimentos compreende: "todas as medidas necessárias para garantir a inocuidade sanitária dos alimentos, mantendo as qualidades que lhes são próprias e com especial atenção para o conteúdo nutricional".  Os alimentos que consumimos precisam estar adequadamente higienizados para não tenhamos problemas posteriores com, por exemplo, verminoses. Afim de manter a higiene alimentar de forma correta é importante lavar bem as frutas e verduras, conservar os alimentos em recipientes tampados, conferir os prazos de validades antes da compra, não consumir nenhum tipo de alimento estragado ou mal cozido. Com estes simples atos estamos cuidando de nossa saúde e prevenindo doenças.

Leia essas 8 regras básicas para Higiene do paciente

01 - A higiene do paciente fica a cargo da Equipe de Enfermagem;
02 - Explicar sempre ao paciente o que vai ser feito;
03 - Preferencialmente realizar a higiene oral do paciente, antes do banho e apos as refeicoes, com solucao de Bicarbonato de Sodio, e quando se fizer necessario;
04 - Ao lidar com o paciente, de maneira direta, e imprescindivel o uso de luvas para procedimentos;
05 - Cuidar durante o banho, para nao expor, desnecessariamente, o paciente. A privacidade contribui muito para o conforto mental do paciente;
06 - Secar bem toda a superficie do corpo do paciente, principalmente as dobras;
07 - As portas do banheiro nao devem ser trancadas, durante o banho;
08 - Deve-se testar a temperatura da agua, antes do banho do paciente. Geralmente se usa agua morna.

Cursos online de Enfermagem 

Ebooks - Livros Digitais de Enfermagem

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário