Objetivos do Alongamento Muscular na Atividade Física



http://s2.glbimg.com/v5bQgBiy1_n8P3JFl99qenPI0_RMWE8wJ72GA9Ki8efUiElPSKmbCa4RXUKo0J1r/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2013/01/21/mulher-alongando-antes-de-correr.jpg

O alongamento é um conjunto de técnicas voltadas para o aumento da flexibilidade muscular, para promover o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior sua flexibilidade.  A flexibilidade não é generalizada e pode ser específica para uma só articulação, ou seja, uma pessoa pode apresentar boa flexibilidade em uma articulação como de joelhos, por exemplo, e não ter o mesmo grau em outras articulações e partes do corpo.

O treino de flexibilidade (alongamentos) é tão necessário quanto o treino de força e o treino aeróbio, pois o indivíduo com maior amplitude de movimentos tende a se lesionar menos. Muitos professores colocam um pouco de alongamento antes ou ao final da aula, mas isso é apenas para não "enferrujar". O treino de flexibilidade não deve ser realizado em um dia que haverá treino de força (pois quando treinamos força a musculatura fica contraída, o oposto do que se espera no alongamento); e também não deve ser realizado no dia de treino aeróbio (um vai interferir no rendimento do outro).

Mas, o aquecimento é importante antes da prática de atividade física. Uma caminhada ou trote já aquece o corpo. Ou ainda é possível aquecer realizando os movimentos do treino, porém com menos intensidade, por exemplo, aquece o bíceps realizando uma série de rosca direta com halteres mais leves do que os da série em si; ou ainda, aquece nadando em ritmo menos acelerado do que o nado realizado no treino. 

Os objetivos do alongamento são: reduzir de tensões musculares; promover o relaxamento; melhorar a postura, pois se desenvolve a consciência corporal, à medida que a pessoa focaliza a parte do corpo que esta sendo alongada; ativação da circulação, melhorando a oxigenação e nutrição do corpo; melhora da disposição para suas atividades diárias.


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário