Kinesiotaping facilita a vida de fisioterapeutas



http://static.wix.com/media/116ba7_974c98d633814404822be1478de2d4b2.jpg


O uso de bandagens funcionais é bem comum no esporte. O método mais conhecido é o Taping (Bandagem Funcional Rígida) feita com esparadrapos. Porém, recentemente o uso da Kinesio Taping (Bandagem Funcional Elástica) está crescendo cada vez mais no meio esportivo.

O método de utilização da Kinesio Taping foi desenvolvido pelo Dr. Kenzo Kase na década de 70, no Japão, e seu diferencial é a estimulação do sistema tegumentar, linfático e muscular, além da estabilização de articulações.


Dvd de Kinesio Taping - Fisioterapia


A técnica consiste na aplicação de uma fita especial e elástica sobre a área a ser estimulada As fitas são peculiares por não limitar os movimentos e por poder ser utilizada por pacientes de todas as idades, até mesmo bebês para amenizar os efeitos de cólicas ou no tratamento de pessoas que sofreram derrame ou paralisia muscular.


 As áreas mais comuns de aplicação do Kinesio Taping Method são a perna , braço, ombro , pescoço ou costas. 


O Método Kinesio Taping é projetado para fornecer apoio e alívio da dor para os músculos fracos , feridos ou doloridos ou para evitar o excesso de contração dos músculos


Na área desportiva os benefícios e funções são inúmeras dentre as quais podemos citar:

  • Correção da função muscular: A bandagem é efetiva para recondicionamento de tensão anormal do músculo, ou para fortalecer o músculo enfraquecido.
  • Melhora da circulação sanguínea e linfática: A bandagem auxilia na absorção de edema ou hematoma.
  • Alívio da dor: A supressão neurológica da dor ocorre após a aplicação da bandagem envolvendo o ventre muscular.
  • Correção de deformidades articulares: A articulação é deslocada devido à tensão anormal muscular e pode ser corrigida com a bandagem que recupera a função da fáscia e do músculo.


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário