O controle da bola no Futebol




http://imguol.com/c/esporte/2013/09/16/lucas-exibe-sua-habilidade-no-controle-da-bola-durante-treino-do-paris-saint-germain-na-grecia-1379358426666_1920x1080.jpg

Entende-se, que o atleta de futebol profissional esteja constantemente aprimorando os fundamentos tais como, recepção, domínio, controle e condução da bola
.

Ebooks grátis sobre Esportes e Educação Fìsica

O controle de bola consiste basicamente em manter a bola sobre controle durante a execução dos movimentos específicos do futebol, com objetivo de facilitar uma futura habilidade, como o passe, chute, etc

1- Para aprimorar o controle de bola é necessário primariamente, realizar trabalhos individuais, de movimentação com o posse de bola. Enfileirar 6 cones, e com a bola nos pés, ir realizando zigue-zague pelos cones é um trabalho básico e muito eficiente para tal habilidade.

Pode-se também, com este mesmo exercício, criar variações incluindo ao controle de bola, exercício de finalização e passe de bola.

2 - Aumentar a complexidade do exercício é sempre necessário para o atleta evoluir. Um exercício importante para o controle de bola é o deslocamento em velocidade. Pode ser trabalhado em duplas, onde cada atleta fica em um lado do campo, e rapidamente, com a orientação do treinador, um jogador conduz a bola sob seu controle até o outro, e assim sucessivamente.

Neste sentido, o atleta que não está com a bola, pode realizar pressão e tentar roubar a bola do outro, aumentando assim a dificuldade do exercício e trabalhando não apenas o controle de bola, mas a atenção do atleta, sentido de defesa/ataque e condução/drible.


3 - Em um meio mais aprimorado e complexo de treinamento, pode-se trabalhar o controle de bola durante atividades que baseiam-se no jogo propriamente dito. Durante um jogo, adapta-se a regra que os jogadores deverão controlar a bola durante uma certa distância para assim poder realizar outro movimento, sendo ele um passe ou uma finalização.

Esta atividade além de trabalhar o controle de bola, faz com que o jogador fique atento as dificuldades que estão a sua vonta, como a pressão de outros atletas.

4 -  Outra forma de aprimorar o controle durante o jogo, é incluido chapéus (mini cones) no campo de jogo, e inserindo a regra de que se bola bater nos cones, para o jogo com falta para o time contrário.

Este trabalho além de lúdico, faz com que o jogador tenha a bola sempre em seu controle durante o jogo, evitando a condução a distância e passes longos.

Dicas para professores e estudantes

Ter material de qualidade para o estudo do Futebol é importante. Eu indico:
 


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário