Fisioterapia atuando num Quadril Saudável






O quadril é uma complexa articulação formada por músculos, ossos e ligamentos. Situada na pelve, ela interliga a cabeça do fêmur com o acetábulo. Esse, por sua vez, refere-se a uma cavidade côncava que se articula diretamente com o osso da perna, possibilitando a mobilidade nos membros inferiores. Além do mais, a articulação interliga-se com outras partes essenciais do corpo como a coluna vertebral lombar e joelho.

Mantendo essa articulação forte e com boa mobilidade uma série de lesões por sobrecarga e desequilíbrios mecânicos podem ser evitadas, até mesmo as dores da inevitável degeneração pela idade(desgaste).

Os principais padecimentos que acometem a região são bursite de quadril, tendinite de quadril, além de lesões nos ligamentos, artroses e fraturas. Muitas vezes é preciso realizar a fisioterapia na região dos músculos dos glúteos, já que essa região concentra alguns problemas que podem causar sérios desconfortos, sendo a tendinite o mais comum. Todos esses casos podem ser amenizados por meio da fisioterapia de quadril e suas variadas aplicações

Para o fisioterapeuta que atua para dar ao paciente um quadril saudável e ter sucesso na reabilitação, é preciso atuar na patologia e observar se os problemas relatados estão vindo realmente do quadril ou de outra região.

Ao pensar em exercícios, é preciso entender que alguns exercícios são importantes para o fortalecimento da musculatura do quadril, outros são importantes para alongamento dessa mesma musculatura.

Para ter um arsenal de informações específicas sobre Tratamento de Fisioterapia no Quadril, o ebook Fisio no Quadril: em busca de um Quadril Saudável vai ajudar estudantes e profissionais que querem entender e saber mais sobre essa articulação.

Ele é composto de uma explicação completa da articulação do quadril, com sua anatomia - articulações, ligamentos, músculos -, cinesiologia e biomecânica, avaliação, suas principais patologias com tratamento de fisioterapia que pode ser utilizado e exercícios físicos para manutenção da boa saúde da região.

- Índice:

Anatomia Funcional do Quadril
Biomecânica
Ação Muscular no Quadril
Avaliação do Quadril
Exame Neurológico
Patologias do Quadril
Artrose do Quadril
Bursite trocantérica
Fratura do Quadril
Impacto Femoroacetabular
Lesão do Lábrum
Luxação do Quadril
Luxação Congênita
Osteonecrose do Quadril
Pubalgia
Síndrome do Piriforme
Tendinite do Quadril
Tratamentos de Fisioterapia
RPG
Pilates
Terapia Manual e Alternativa
Hidroterapia e Fisioterapia Aquática
Cinesioterapia
Exercícios - Como decidir quais exercícios passar
Referências Bibliográficas

Trate o Quadril com os recursos da Fisioterapia e tenha sucesso no tratamento! Clique aqui e saiba mais sobre esse ebook!





Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário