Como fazer uma Avaliação Postural no Pilates?





A Avaliação Postural segue como base a postura padrão a qual se refere a uma "postura ideal", onde os segmentos corporais estarão alinhados com o mínimo de esforços e sobrecargas, conduzindo a eficiência máxima do corpo.

A avaliação postural é uma forma de se conhecer um pouco mais sobre aquela pessoa, além das informações já coletadas durante a conversa e coleta de história e queixa. Isso porque a postura de uma pessoa pode indicar:

  • Como seu corpo reage à gravidade e às outras forças que atuam sobre ele;
  • Como os músculos se comportam como consequência ou causa daquela postura, sendo possível inferir sua força e alongamento;
  • Mobilidade da coluna e interação entre as partes do corpo;
  • Equilíbrio e estabilidade do corpo;
  • Perfil emocional e como ela se apresenta para os outros.

Na vista anterior e posterior serão mais bem observados os desvios laterais. E na vista lateral é possível à visualização de desvios ântero-posteriores.

Podemos iniciar a avaliação no sentido céfalo-caudal, observando primeiramente as inclinações laterais, rotações e protrusão/retração da cabeça. É necessário que o aluno esteja à vontade, evitando assim possíveis auto correções.

Analisando os ombros, podemos observar se há depressão/elevação de um ombro em relação ao outro e/ou se os ombros estão protusos ou retraídos.

Seguindo no sentido céfalo-caudal, analisaremos se a linha Alba está alinhada, assim como a cicatriz umbilical que poderá estar desviada ou alinhada.

Na visão Antero-posterior, avaliamos a angulação dos cotovelos podendo identificar se apresentam deformidades como varo ou valgo. Além disso, observamos os famosos triângulos de Talles, que consiste no "triângulo" formado entre o tórax e o antebraço. Se este triângulo estiver maior em um dos lados, poderá indicar a presença de escoliose.

Na visão Posterior pode-se avaliar toda a coluna vertebral! Neste momento é importante a palpação para sentir os possíveis desvios que podem estar presentes, como por exemplo: Cifose torácica, Lordose lombar, escoliose, entre outros desvios posturais. Além da coluna, as escápulas devem ser observadas podendo estar: elevadas, deprimidas, aduzidas, abduzidas.

Descendo os olhos, chegamos à pelve, onde devemos observar as cristas ilíacas para identificar se há alguma assimetria do quadril, onde poderá estar presente inclinações e rotações. E ainda pode-se observar anteversão e a retroversão da pelve.

Logo abaixo, analisamos os joelhos! As principais deformidades encontradas nesta articulação são os joelhos varo ou valgo!

No Varo os joelhos estão afastados e os tornozelos próximos. No Valgo ocorre a situação inversa, onde os joelhos estão próximos e os tornozelos afastados.

Na visão lateral observamos se o joelho está fletido ou hiperextendido. Lembrando que temos uma hiperextensão fisiológica normal que pode ir até 10º.

Por último é hora de observar os tornozelos e pés. Neste momento avaliamos se os pés estão aduzidos, abduzidos, cavos ou caídos.

Ainda no tornozelo é possível observar o ângulo tíbio-társico (angulação formada pela tíbia e o pé), o qual é normal um ângulo de 90º.

Os objetivos da avaliação são identificar:

  1. Possíveis alterações posturais causadoras de dor;
  2. Questões posturais causadoras de desconforto visual ao aluno;
  3. Alterações de curvatura e de mobilidade de coluna que possam influenciar tanto na postura quanto da estabilidade de tronco, respiração e movimentação dos membros;
  4. Características corporais e musculares a serem abordadas durante as aulas;
  5. Como planejar, em conjunto com as informações coletadas na conversa, os objetivos e exercícios a serem realizados durante as aulas.

Esta avaliação é necessária para identificarmos as principais alterações posturais que podem estar relacionadas à dor de nosso aluno, e é a partir dela que podemos organizar o plano de tratamento de forma correta traçando objetivos e condutas para poderem ser aplicadas ao aluno.

Dominar a avaliação no Pilates vai trazer uma maior eficiência no planejamento do trabalho do profissional.

O guia Avaliação Completa no Pilates que traz o passo a passo de uma boa avaliação no Pilates, tanto no solo (mat pilates), quanto nos aparelhos.  Com ele, você vai aprender a saber o nível de capacidade do aluno, descobrir suas dificuldades e o que precisa trabalhar para chegar ao objetivo mais rápido e entregar o melhor resultado possível. Clique aqui e saiba mais! 

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário