Atue com RPG em crianças e adolescentes






O método RPG original, na verdade, a RPG (Reeducação Postural Global), foi criada pelo francês Phillipe Souchard há mais de 30 anos. Leva em consideração a disposição dos músculos do corpo em cadeias, ou seja, onde termina um músculo começa outro, ou se sobrepõem em parte. São interligados da cabeça aos pés, de uma das mãos até a outra. Constitui-se uma rede de funcionamento tanto na harmonia quanto na desarmonia.

Como é um método que precisa de muita participação do paciente, há profissionais que não indicam para crianças por causa da dificuldade de percepção corporal.

  • Receba informações de Terapia Manual por email
  • Livros sobre Terapia Manual!
  • Ebooks Gratuitos
  • Grupo de Whatsapp
  • Portanto, embora a técnica fique limitada em crianças muito pequena pois é necessária a participação ativa do paciente, a compreensão e a manutenção da postura, ela ainda pode ser utilizada.

    A partir dos 7 anos isto se torna cada vez mais viável. É possível adequar a atuação, adaptando a técnica à realidade da criança, utilizando mecanismos de conscientização corporal e referências que facilitem a visualização do que é a boa postura. O quanto antes começar com a reeducação postural em crianças, melhor: a técnica irá promover uma rotina e consciência coporal que evitará maus hábitos. Porém, é preciso aplicar a atividade de forma lúdica para que seja bem aceita na infância, a fim de entreter e motivar a sua adesão contínua.

    Muitas das vezes o tratamento é de educação postural, pois é um corpo ainda em estruturação. É importante avaliar e escolher o momento certo de intervir, orientando ou tratando efetivamente.

    Você, que é profissional, pode atuar com essa técnica em crianças e adolescentes. Conheça o Curso Reeducação Postural Global, da Inaesp. Clique aqui e saiba mais!  O curso te dará direcionamento e conhecimento para esse trabalho específico mas que pode se transformar numa excelente área de trabalho.

    Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

    Comente:

    Nenhum comentário