A Biologia como profissão!





O biólogo é um profissional formado no curso de Ciências Biológicas e pode atuar profissionalmente em diversas áreas. O biólogo pode trabalhar nas diversas áreas de pesquisas em universidades, indústrias farmacêuticas, Zoológicos e institutos de pesquisas.
Voltada para o estudo das mais diversas formas de vida, sua origem, evolução, estrutura e funcionamento, e as relações entre os seres vivos, os organismos e o meio ambiente, quem quer seguir na profissão de Biologia tem dois caminhos: o bacharelado ou a licenciatura.
Bacharelado: pode atuar como biólogo em empresas públicas ou privadas.
Licenciatura: pode atuar dando aulas para o ensino fundamental e médio.
O biólogo pode também atuar com prestação de serviços de assessoria na área ambiental de empresas. Esta área está em expansão na atualidade e deve apresentar grandes oportunidades para estes profissionais.

Alguns biólogos também atuam na área de ensino, como professores do Ensino Médio ou universitário.

Há também campo de trabalho para o biólogo em laboratórios de analises clínicas, parques florestais e museus voltados para a área de Biologia.

Principais aptidões e habilidades exigidas

É de fundamental importância que o futuro biólogo goste de estudar animais, plantas e tudo que se relacione com a vida. O interesse pela ciência e pesquisa também são de grande valia para este profissional. Para os que pretendem atuar na área educacional, é necessário que tenha vontade e vocação para ensinar.

Especializações

Após a formação na graduação, o biólogo pode fazer cursos de especialização em diversas áreas, tais como, Zoologia,  Zootecnia, Engenharia Genética, Biologia Marinha, Biologia Celular, Botânica (estudo das plantas), Ecologia e Meio Ambiente, etc

Principais áreas de atuação do Biólogo:

- Gestão ambiental
- Ecotoxicologia
- Ecoturismo (turismo ecológico)
- Estudos e pesquisa relacionados ao meio ambiente
- Gestão ambiental (bacias hidrográficas, parques, efluentes, jardins botânicos, etc.)
- Paisagismo e jardinagem
- Controle e licenciamente ambiental
- Recuperação e reflorestamento de ambientes degradados
- Bioinformática
- Engenharia genética
- Genômica
- Tecnologia ambiental
- Melhoramento genético ambiental e animal
- Reprodução humana assistida
- Biologia Forense
- Banco de Sangue
- Citopatologia
- Vigilância Sanitária

Ebook 25 ideias de negócios na Biologia

Além das 25 ideias de negócios para Biólogos neste ebook, você vai conhecer 7 tipos de prestação de serviços para começar a empreender vendendo o que sabe sem deixar de fazer o que gosta. Clique aqui e saiba mais!

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário