Cadeia muscular e a Fáscia






O conceito de "cadeia muscular" nasceu em 1947 nas mãos do fisioterapeuta francesa Françoise Mézières, que passou mais de quarenta anos estudando o funcionamento da anatomia para melhorar seus tratamentos terapêuticos. Ela inovou e, desde então, tem havido muitos que têm estudado e aprofundou o conceito de cadeias musculares ou meridianos miofascial, entre outros Godelieve Denys-Struyf (método GDS) ou Léopold Busquet (método Busquet).

A definição clássica de cadeia muscular dada por Françoise Meziéres (conhecida como Madame Meziéres) é: "Conjunto de músculos de mesma direção e sentido, geralmente poliarticulares que se comportam como se fossem um só músculo e se recobrem como telhas de um retalho".

As cadeias musculares existem e estão presentes em nosso dia-a-dia na fisioterapia. Quando encontramos um corpo com funcionamento patológico, precisaremos observá-las e compreendê-las.

Isso porque graças ao funcionamento das cadeias musculares, interligadas pelas fáscias, teremos um padrão de movimento disfuncional espalhado pelo corpo. Portanto se você quer tornar-se um profissional mais completo e eficiente, dedique-se a aprender sobre essas cadeias.

A fáscia é uma estrutura passiva que transmite tensões mecânicas geradas pela atividade muscular. Uma de suas funções é diminuir o atrito entre músculos, vasos, tendões, nervos e ossos. Além disso, a fáscia é a única que recobre todo o corpo. Ela também é econômica, pois requer baixo custo energético para sua manutenção.
Para compreender melhor o funcionamento das cadeias que existem no corpo precisamos compreender também as fáscias. Essas estrutura é formada por tecido conjuntivo e recobre todo o corpo. Algumas de suas funções incluem diminuir o atrito entre músculos, vasos, tendões, nervos e ossos.
Mas ela não realiza somente isso! Ela também faz a ligação das musculaturas em cadeira e transmite tensões musculares.
Foi a descoberta da fáscia que permitiu essa visão de totalidade e globalidade corporal que temos hoje em dia. Adiante veremos um pouco mais sobre como essas descobertas sobre a fáscia levaram às técnicas e métodos que utilizamos.

3 Cursos Online Completos  (Avaliação + Cadeias + Fáscias Musculares)
+ 7 Bônus (Livros, webinários, módulos especiais)

Seja uma especialista e nunca mais esteja surpreso diante de nenhum cliente.
2 cursos Avaliação Postural e Cadeias  + 1 módulo bônus de Fáscias do Movimento;  Clique aqui e saiba mais!

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário