Funções de posições do Sistema 3x1 no Futsal




O sistema 3x1 do Futsal é responsável pela nomenclatura das posições adoptadas no futsal. Além do guarda-redes temos o fixo, os alas (direito e esquerdo) e o pivot. É um sistema de movimentações bem mais complexas que os outos.

O pivot tenta "despistar" ou "tomar a frente" do seu marcador para receber a bola de seus companheiros no meio campo ofensivo. Os alas e o fixo realizam movimentações para criarem espaços onde a bola possa ser lançada ao pivot, que joga de costas para a baliza adversária e, por isso, tenta dominar e preparar a bola para o seu companheiro ou, dependendo da situação, rodar em cima de seu marcador para finalizar. Esta movimentação realizada pelo fixo e pelos dois alas é denominada pelo termo brasileiro "rodízio". Com o "rodízio" uma equipa mantém a posse de bola até ao momento ideal de passá-la ao pivot ou finalizar.

Cada posição tem as suas funções:

Fixo: Último homem da defesa. Responsável pela proteção da baliza e
organização das jogadas.

Alas: São elos de ligação entre a defesa e o ataque (organização), auxiliares do fixo na contenção do ataque adversário e do pivot nas finalizações.

Pivot: Ponto de referência das jogadas ofensivas. Responsável pelas assistências aos companheiros, por finalizações de golo e pela flutuação central na marcação, fechando o meio do campo e impedindo o lançamento para o pivot adversário.

Este sistema apresenta constantes movimentações, trocas de posições e funções, principalmente por parte dos três organizadores: o fixo e os dois alas.

O pivot, por sua vez, apresenta uma função mais definida, ficando quase sempre no meio campo ofensivo e, portanto, fora destas trocas, ou melhor, do "rodízio".


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário