Benefícios da Ginástica Laboral



Os benefícios da ginástica laboral são inúmeros, tanto para os empregados quanto para os empregadores.
No âmbito fisiológico, ela promove mais disposição e bem estar, previne doenças funcionais como as LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e os DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), melhora a postura corporal, a flexibilidade, a resistência e a coordenação e diminui inflamações, traumas, tensões musculares e os esforços nas execuções de tarefas cotidianas.
O fator psicológico dos funcionários também agradece, já que ela promove a mudança da rotina no serviço, desenvolve a consciência corporal, combate as tensões emocionais, melhora a concentração no trabalho e aumenta a auto-estima de cada um. Além do mais, mostra a preocupação da empresa com os seus empregados, o que a torna mais humana.
Socialmente, os funcionários têm mais contato pessoal e social e trabalham melhor em equipe, pois a ginástica laboral faz com que eles percam a timidez.
Por outro lado, as empresas ganham bastante com a aplicação dos exercícios laborais porque seus empregados ficam mais satisfeitos pela preocupação por elas dispendida, produzindo mais e melhor e têm menos afastamentos médicos, o que traz prejuízos a qualquer empregador.
A ginástica laboral pode ser realizada antes, durante e depois do início do trabalho, sendo que cada uma tem um objetivo específico.
A preparatória aquece os músculos que serão utilizados durante todo o dia de serviço, despertando os empregados para que sintam mais disposição. A compensatória pode ser feita no meio do dia para interromper a monotonia da rotina diária com exercícios que compensam as tarefas repetitivas e as posturas inadequadas. Por fim, é preciso fazer a ginástica de relaxamento para que os músculos descansem, ficando menos tensos e estressados.
Após essa rotina de trabalho, você certamente se sentirá muito melhor quando chegar em casa. Além do mais, ficará mais disposta e feliz, pois qualquer atividade física gera serotonina, hormônio responsável pela sensação de leveza e bem-estar.
É importante para quem for trabalhar com Ginástica Laboral ter bons conteúdos para estudo. Eu indico o Curso Online de Ginástica Laboral, o Curso online de Ergonomia e o Curso Online de Fisioterapia no Trabalho. Com eles, é certeza de boa preparação para o mercado de trabalho.

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário