Quais são as diferenças entre Biologia e Veterinária?





Muitos estudantes ficam em dúvida entre seguir a profissão de biólogo ou veterinário. Isso acontece porque elas lidam com temas semelhantes, como o estudo dos seres vivos e a relação deles com a natureza.

As duas carreiras também estão ligadas à mesma área do conhecimento: Ciências Biológicas e da Saúde. Mas, na prática, a atuação destes profissionais é bem diferente. Eles podem até trabalhar em conjunto em alguns projetos ou funções, mas com focos distintos.

Diferenças entre Biologia e Veterinária

O biólogo estuda as mais variadas espécies de animais e plantas com o objetivo de aplicar novos conhecimentos científicos na melhoria da qualidade de vida.

É um dos profissionais mais preocupados com a preservação da natureza. Ele pode trabalhar em zoológicos, reservas naturais e órgãos ligados à proteção de espécies em extinção. Sua atuação inclui pesquisa e carreira acadêmica, lecionando em universidades. Quem tem vocação para ser cientista, pesquisador, professor, pode se identificar bastante com essa profissão.

O veterinário desenvolve, em geral, um trabalho mais prático. Ele é o médico especializado em cuidar da saúde de animais de todos os portes. Precisa fazer diagnósticos, prescrever tratamentos, realizar cirurgias e acompanhar a recuperação. Atua também no controle da qualidade em indústrias que utilizam matéria-prima de origem animal.

As principais diferenças entre Biologia e Veterinária são:

Curso: O curso de Biologia é oferecido em grau de bacharelado e licenciatura e dura em média quatro anos. A graduação em Medicina Veterinária é encontrada somente em grau de bacharelado, dura em média cinco anos e geralmente acontece em período integral.
Mercado: O salário é semelhante na média nacional, mas o Médico Veterinário pode desempenhar funções com maior rentabilidade.

Os cursos de Biologia e de Veterinária

A maior parte da grade curricular do curso de Biologia (também oferecido com o nome de Ciências Biológicas) é dedicada às matérias específicas da área, como Genética, Zoologia e Botânica. Mas a formação exige também o estudo de disciplinas das Ciências Exatas, como Matemática, Estatística e Física.

É uma graduação que conta com uma carga considerável de aulas práticas em laboratórios. O estágio é obrigatório e algumas universidades exigem ainda a apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Na licenciatura em Biologia, os alunos são formados para atuarem como professores. Por isso, o currículo traz disciplinas da área pedagógica. Conheça algumas matérias estudadas no curso de Biologia:

Botânica
Ecologia
Ecossistemas Aquáticos e Terrestres
Educação Ambiental
Evolução
Física
Morfologia e Taxonomia
Química
Zoologia dos Invertebrados
Zoologia dos Vertebrados

Muitos cursos de Medicina Veterinária exigem estudo em tempo integral. Por isso, quem escolhe fazer esta graduação precisa estar ciente de que dificilmente poderá conciliar estudos e emprego. Nos dois primeiros anos, os alunos têm contato com matérias das Ciências Biológicas, Exatas e Sociais. A partir do 6º semestre, começam a conhecer mais a fundo doenças, técnicas clínicas e cirúrgicas.

As atividades práticas, realizadas em laboratório, ocupam bastante espaço no currículo. O estágio supervisionado é obrigatório ao final da graduação e algumas faculdades exigem também a apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Conheça algumas disciplinas estudadas no curso de Medicina Veterinária:

Bioética
Biofísica
Clínicas Médica e Cirúrgica
Embriologia dos Animais
Farmacologia
Fisiologia
Genética
Matemática e Estatística
Parasitologia
Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal

Agora que já entendemos mais sobre o curso de Biologia e de Veterinária, vamos levantar as principais diferenças entre as áreas.

Como falamos, o profissional de Biologia estuda diversas espécies de animais e plantas, buscando sempre melhorar o estilo de vida de todos os organismos a partir do conhecimento científico. Já o veterinário é um profissional mais prático e tem o objetivo de cuidar da saúde geral dos animais de todos os portes.

Enquanto o curso de Biologia tem a habilitação para Bacharelado e Licenciatura, o de Veterinária oferta apenas a formação do bacharel. Isso é algo que deve ser levado em consideração caso você queira ser professor logo após a graduação.

Conheça mais sobre os Cursos Online que falam sobre Medicina Veterinária

Conheça mais sobre os cursos online que falam sobre a Biologia



Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário