Nutrição na Cirurgia Bariátrica





  A cirurgia bariátrica tem se consagrado como uma das ferramentas para o controle e tratamento da obesidade. Isso porque, além de melhorar a qualidade de vida dos pacientes, os benefícios da cirurgia incluem também a melhora significativa de doenças crônicas como hipertensão, diabetes e hiperlipidemia, que estão geralmente associadas à obesidade.

Na conduta do pós-operatório imediato, o nutricionista observa a particularidade de cada técnica cirúrgica, somado a individualidade de cada paciente.  É orientada a evolução da dieta: líquida, pastosa e livre.

O processo de reeducação alimentar, muitas vezes pode ser considerado um processo de educação alimentar. Isso porque alguns pacientes nunca tiveram uma alimentação adequada ou ela acabou se perdendo ao longo do tempo.

O paciente deve ser orientado que a alimentação vai muito além da quantidade de calorias ingeridas, envolve prazer, afeto, companhia e acima de tudo, nutrientes indispensáveis.

Além do suporte alimentar, o nutricionista também atua na reposição vitamínica-mineral, que é consensual e recomendada para todos os procedimentos.

Por fim, o nutricionista e o paciente devem caminhar lado-a-lado, com uma relação clara e franca, alcançando e mantendo perda de peso de forma saudável, sem carências nutricionais, sem intercorrências, lembrando que o nutricionista é o profissional habilitado e que a escolha de um bom profissional trará mais segurança ao paciente e aumentará a probabilidade de sucesso.

A cirurgia bariátrica é um dos métodos mais eficazes no controle da obesidade, e o indivíduo que a realiza deve ser acompanhado por profissional de nutrição. Também conhecida como gastroplastia e popularmente como cirurgia de redução do estômago, a bariátrica gera deficiência de macro e micronutrientes que se estende por toda a vida, por isso uma reeducação alimentar e acompanhamento constante são necessários.

O curso de Cirurgia Bariátrica e Nutrição oferece conhecimentos sobre obesidade, epidemiologia, avaliação nutricional, farmacoterapia, tipos de cirurgias, suplementação e muito mais. Clique aqui e saiba mais

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário