Como funciona uma aula de ginástica laboral no trabalho?






O programa de ginástica laboral é um importante instrumento preventivo e terapêutico em saúde. As aulas aliadas com palestras, avaliações físicas e ainda a conscientização dos trabalhadores quanto àpostura no trabalho, proporcionará uma melhora na prevenção das doenças ocupacionais,na qualidade de vida do trabalhador e na diminuição do absenteísmo.

As aulas funcionam com exercícios de alongamento que possuem curta duração durante a rotina de trabalho dos colaboradores. Elas podem ser encaixadas em três tipos:

  • Ginástica preventiva: pode prevenir a ocorrência de doenças relacionadas à atividade de trabalho dos colaboradores. Os exercícios são focados em aeróbicos e anaeróbicos, para melhorar a resistência cardiorrespiratória e cardiovascular. 
  • Ginástica corretiva: otimiza a ergonomia do trabalho, ou seja, ajusta os efeitos negativos que algumas atividades profissionais podem causar nos colaboradores com o intuito de prevenir o surgimento de doenças ocupacionais. 
  • Ginástica de relaxamento: para diminuir o ritmo de trabalho ao final da jornada são realizados alongamentos, exercícios de respiração e massagens. Reduz o nível de stress e sensação de esgotamento. 
  • Ginástica compensatória: acontece durante uma pausa na jornada para compensar o corpo de lesões repetitivas que possam a vir ocorrer devido a má postura durante a jornada, são na maioria das vezes alongamentos. 
  • Ginástica preparatória: otimiza o corpo para iniciar a jornada de trabalho, também conhecida como prática de ativação. 

Todos os tipos de ginástica laboral têm como objetivo final diminuir a exposição aos riscos ergonômicos que as funções no trabalho oferecem. E assim diminuir a ocorrência das doenças laborais. 

Quer saber como montar um projeto para apresentar a uma empresa?  Gostaria de indicar  ebook "Como elaborar um projeto de Ginástica Laboral" traz aspectos que eu acho interessante para se abordar na elaboração de um projeto. Nele, explico cada ponto desde elaboração de projeto a implantação e trago exemplos de tipos de aulas e exercícios para facilitar o caminho do profissional.Saiba mais clicando aqui!


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário