Treinamento Funcional melhora equilíbrio e coordenação motora






O treinamento funcional como todo programa de exercícios que tem como objetivo melhorar a habilidade de realizar atividades normais da vida diária com eficiência e autonomia.

Os movimentos funcionais referem-se a movimentos associados, multiplanares e que abrangem redução, estabilização e produção de força; ou seja, os exercícios funcionais referem-se a movimentos que empregam mais de uma fração corporal simultaneamente, podendo ser realizado em diversos planos e envolvendo diversas ações musculares (excêntrica, concêntrica e isométrica). Em outras palavras, o treinamento funcional trabalha movimentos, e não músculos isoladamente, envolvendo, dessa forma, todas as capacidades físicas – equilíbrio, força, velocidade, coordenação, flexibilidade e resistência - de forma integrada por meio de movimentos multiarticulares e multiplanares e no envolvimento do sistema proprioceptivo.

A principal vantagem dos treinamentos fundamentados na instabilidade é o ganho de propriocepção, que ocorre mesmo em atletas. Entende-se por propriocepção como a capacidade de percepção do próprio corpo e correção automática de movimentos indesejados. Sendo assim, o treinamento desta aptidão é essencial para todos em seu cotidiano, mais ainda, torna-se primordial para atletas, que para conseguirem obter bons resultados, precisam de treinos com desequilíbrios maiores

Um princípio do treinamento funcional é a propriocepção, ou seja, a sensibilidade para receber estímulos oriundos do próprio corpo. É a noção de consciência corporal, que traz benefícios para a capacidade funcional do corpo com um todo.

Dentre os diversos benefícios dessa modalidade, alguns exercícios funcionais específicos trabalham o equilíbrio e a coordenação motora. Como um agachamento unilateral (feito com apenas uma das pernas, já que a outra fica apoiada atrás do joelho) para equilíbrio e deslocamentos laterais e frontais para coordenação.

A utilização de alguns exercícios do circo para isso, por exemplo: malabarismos são ótimos para coordenação e percepção de espaço com tempo de reação".


Dicas para profissionais


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário