Conheça as possibilidades de atuação do Nutricionista





A faculdade prepara profissionais para atuar em diversos campos da alimentação e nutrição humana. Os cursos duram 4 anos e promovem uma formação multidisciplinar, envolvendo desde conteúdos da área da saúde até matérias ligadas à administração e economia.

Quem pretende estudar Nutrição deve estar preparado para intercalar diversas aulas práticas e teóricas. Os testes e aplicações costumam ser realizados em laboratórios de química, de ciências (morfológicas ou biológicas), de avaliação nutricional, de informática e de dietética.

Cursos online de Nutrição

Grade curricular

O ciclo básico é composto por disciplinas de formação profissional: 

  • Nutrição; 
  • Antropologia e Educação Alimentar e Nutricional; 
  • Bioquímica; 
  • Avaliação Nutricional; 
  • Fisiologia;
  • Nutrição Humana.

O ciclo profissionalizante engloba disciplinas da área clínica (Fisiopatologia e Dietoterapia I e II), de alimentação coletiva (Administração de Serviços de Alimentação e Nutrição), de saúde coletiva (Nutrição e Saúde Coletiva) e de nutrição esportiva (a Estácio foi pioneira na oferta dessa opção).

Após a formação, o profissional da área poderá investir em especializações e em cursos livres, além de frequentar palestras, workshops e congressos. Para os que gostam de pesquisa e têm interesse no universo acadêmico, o ingresso no mestrado e doutorado é um bom caminho.

Nutricionistas são profissionais cada vez mais requisitados em nossos dias, aptos para atuar em diversas áreas em que a alimentação e a nutrição sejam fundamentais para a promoção, preservação e recuperação da saúde.

O profissional da Nutrição pode trabalhar em diversos espaços e atender públicos variados. Sua formação dá a base necessária para atuar tanto em clínica própria quanto em empreendimentos maiores, como laboratórios, empresas, indústrias e restaurantes.

Entre as possibilidades, podemos destacar:

  • Nutrição clínica — prescrever dietas e adaptar a alimentação conforme o tratamento médico de cada paciente;
  • Nutrição esportiva — elaborar e acompanhar dietas especiais para atletas de diversas modalidades esportivas;
  • saúde coletiva — atuar em programas de atenção básica, educação alimentar e vigilância sanitária junto às comunidades;
  • indústria alimentícia — pesquisar e desenvolver produtos, fazer testes culinários e cuidar do controle de qualidade;
  • catering — definir cardápios para empresas de segmentos variados, como hotéis, escolas, spas, buffets, academias e hospitais.

O nutricionista também pode atuar na área administrativa de um negócio, supervisionando ou gerindo etapas como manuseio, armazenamento e preparo dos alimentos.


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário