Estudar Farmacologia usando Mapas Mentais






A Farmacologia consiste em uma ciência que estuda os fármacos e seus efeitos. E como é uma área muito extensa, os estudantes acabam se perdendo no meio de tanto conteúdo. Mas será que existe uma maneira de organizar esse estudo?

Por se tratar de um conteúdo bastante extenso, a disciplina tende a ser dividida nos seguintes tópicos:

- Farmacologia geral: estuda os conceitos básicos dos medicamentos e substâncias capazes de alterar as estruturas e funções do corpo humano;

- Farmacocinética: responsável por analisar o trajeto percorrido pelo fármaco, desde a sua absorção até a eliminação, passando pela distribuição e biotransformação ou metabolismo em alguns órgãos chave, intestino, fígado e pulmão;

- Farmacodinâmica: tem por objetivo estudar os efeitos bioquímicos e fisiológicos dos fármacos e seus mecanismos de ação;

- Farmacologia do sistema nervoso central: busca entender os princípios de neurotransmissão no Sistema Nervoso Central (SNC), conhecer os fármacos usados no tratamento de distúrbios e aprender como eles atuam e quais sistemas estão envolvidos;

- Farmacologia do sistema nervoso autônomo: aborda a diferença entre o sistema nervoso autônomo simpático e parassimpático e como os fármacos atuam em cada um dele e analisa os neurotransmissores e receptores envolvidos;

- Farmacologia clínica: tem como finalidade estudar os efeitos dos medicamentos nos seres vivos, para avaliar sua eficácia e segurança.

Estudar por mapas mentais costuma ajudar MUITA gente.

Mapa Mental é uma técnica de estudos criada no final da década de 60 por um consultor inglês chamado Tony Buzan. Basicamente são resumos elaborados por associações, com muitas setas, cores, imagens, gráficos, frases de efeitos, entre outros. 

O aluno é orientado a pegar uma ficha em branco e colocar um conteúdo central. A partir desse tópico, o estudante deve fazer uma série de conexões e adicionar as informações necessárias. 

Os mapas mentais servem para você adquirir conteúdo e ainda armazená-los da melhor forma possível – você consegue revisar a matéria de forma organizada. 

Com eles, você pode relacionar diferentes aspectos de uma disciplina e fazer uma série de associações que serão muito úteis para o aprenzido da matéria (ou na hora da prova). Além disso, você evita a prolixidade de resumos muito longos.

Para facilitar a vida do estudante que quer estudar Farmacologia através de Mapas Mentais, eu indico Combo: E-book Farmacologia Mapeada - SNC + E-book Farmacologia Mapeada Antibióticos. Os Resumos contêm a classificação farmacológica, mecanismos de ação, usos clínicos e efeitos adversos.

Quem conhece a técnica de mapas mentais sabe do poder que eles têm de fixar o conteúdo estudado. São excelentes para revisões e é considerada a melhor técnica de estudo por especialistas do desenvolvimento pessoal. Clique aqui e saiba mais!



Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário