Goleiros: tomada de decisão x jogo com os pés no Futebol







Pouco se fala sobre treinamento tático do goleiro no futebol, sobretudo em relação à tomada de decisão, que possivelmente seja um diferencial fundamental para o êxito do goleiro e de sua equipe num jogo de futebol. Uma decisão acertada do goleiro em onde dar o passe, onde repor uma bola, sair jogando com a defesa ou ligação direta com o ataque, sair do gol ou não em um cruzamento, ajuda a definir uma partida.

Tomada de decisão é uma capacidade tática que exige habilidade e velocidade de movimento dos membros, a fim de executar tarefas na forma desejada o mais rápido possível, já que se a mesma for executada com atraso poderá acarretar em erro fatal para o goleiro.

Hoje são chamados de goleiros "modernos" os atletas que conseguem ajudar a equipe da melhor maneira possível nas 4 fases do jogo. Antigamente, um diferencial do goleiro era uma reposição de bola rápida, saída de gol, etc. Hoje, jogar com os pés poderá interferir na escalação do guardião como titular.

Quando se consideram as exigências do futebol atual, faz-se necessário pensar na formação do goleiro que seja capaz de adaptar estrategicamente o seu comportamento motor às necessidades colocadas pela situação de jogo, assim como também estar capacitado para provocar, intencionalmente, alterações que lhe sejam favoráveis.

Com a evolução dos técnicos de futebol, hoje dentro de uma mesma partida podem acontecer duas a três variações táticas com a bola ou sem a bola, até mesmo alguma alteração dependendo do andamento da partida, caso esteja vencendo ou perdendo o jogo. O goleiro precisa estar atento a essas mudanças para ajudar na organização principalmente do setor defensivo.

Tomar a decisão certa no momento certo é fundamental para goleiros de futebol, e isso deve ser trabalhado no dia-a-dia com o mesmo. Ao invés de treinos em que goleiros apenas reproduzem o mesmo movimento, é necessário também criar situações para que o mesmo tome decisões, como por exemplo dar-lhe alternativas pré-estabelecidas ou deixar livre para eles tomarem a decisão que acharem mais coerente com a situação.

Quer aprender a ser um excelente goleiro e fazer sucesso no futebol?  Este curso tem todas as informações que você precisa para ser um goleiro mais confiante. Clique aqui e saiba mais!


Sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo e posso te indicar cursos e ebooks sobre esse assunto.. Entre em contato conosco através do Email, do Whatsapp ou do Messenger

Comente:

Nenhum comentário