Bom curso de Dry Needling - Agulhamento a seco





O Dry Needling é uma técnica da Fisioterapia, que também é aplicada por terapeutas, e que está sendo muito utilizada entre os praticantes de atividade física, principalmente. Sendo assim, é uma excelente oportunidade para oferecer a pacientes/cliente. Logo, é uma forma de se ganhar dinheiro.

Essa técnica, que é aplicada aos músculos doloridos, tem grande eficácia, com ação rápida e longa duração e também pode ser chamada de técnica do agulhamento seco,

O agulhamento seco ou dry needling é uma técnica minimamente invasiva, na qual agulhas são inseridas nos pontos-gatilhos específicos de cada musculatura diminuindo a dor e melhorando o movimento na região tensionada. O tratamento utiliza agulhas estéreis de monofilamento fino para atingir o objetivo.

Na técnica de Dry Needling, o conhecimento mais importante encontra-se na anatomia e fisiologia muscular e na compreensão da formação dos "pontos-gatilho".

Os "ponto-gatilho" ou miofasciais são regiões do músculo que por algum motivo estão sendo mal irrigadas de sangue, formando assim nódulos enrijecidos, perfeitamente palpáveis com as pontas dos dedos.

Os pontos gatilhos estão intimamente ligados à dor miofascial e associados à sintomas como:

-fraqueza muscular,
-irritabilidade local e
-incoordenação motora do músculo afetado.

Essa situação pode ser ocasionada por má postura, excesso ou falta de atividade física ou ainda por estresse emocional. Quando realizamos um estímulo na fibra muscular onde se encontra o ponto gatilho, o sangue que anteriormente não chegava até ela, volta a circular, desfazendo assim o nódulo de tensão. Este estímulo pode ser realizado através de massagem, colocação de eletroterapia e no caso do Dry Needling, colocando-se agulhas de acupuntura no ventre do músculo acometido.
Quando a agulha de acupuntura causa "micro-rupturas" nas fibras musculares, é enviado ao sistema nervoso central um estímulo de cicatrização, que automaticamente envia sangue ao local do agulhamento, melhorando a circulação e oxigenação local, causando o relaxamento da musculatura.
Além disso, a fibras tensas são desativadas pelo próprio estímulo mecânico da agulha.

A inserção da agulha no ponto gatilho induz à regeneração tecidual, que ocorre após 7 a 10 dias.
A pressão gerada pela agulha, juntamente com a sua rotação, também gera uma polarização do tecido conjuntivo, que auxilia na remodelação tecidual.

No momento em que a agulha é inserida, ocorre:
– um reflexo que estimula o fluxo sanguíneo do local, com redução da concentração de substâncias que geram dor, e
-diminuição da ativação dos receptores de dor (pequenos sensores musculares responsáveis por enviar a sensação de dor para o cérebro).

Outro efeito da aplicação da agulha, é o bloqueio da transmissão do sinal doloroso, mas este leva alguns minutos para se iniciar. No entanto, seu efeito sobre a dor pode durar varios dias!
Além disso, o Dry Needling também faz com que o corpo libere substâncias analgésicas naturais.

Essa foi apenas uma pequena explicação o que o Dry Needling pode ajudar o profissional a tratar os seus pacientes. Este curso de agulhamento a seco possui Formato que segue as normas do COFFITO, conforme Acórdão n° 481 – CERTIFICADO DE 30 HORAS.




Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário