A importância da Avaliação Funcional no Pilates e Treinamento Funcional




A Avaliação Funcional é uma forma de avaliação que busca a triagem do movimento com objetivo de identificar se há possíveis disfunções musculares, as quais são provenientes de alterações da mobilidade, estabilidade e/ou coordenação podendo gerar assimetrias e futuras lesões.

Pode ser compreendida como uma tentativa sistematizada de avaliar, de forma objetiva, os níveis em que uma pessoa está desempenhando atividades em uma variedade de áreas que requerem diferentes habilidades. Representa uma maneira de identificar aspectos de saúde, e se a pessoa é ou não capaz de desempenhar as atividades necessárias no cuidado de si mesma.

Para o profissional, é preciso prestar atenção no itens que serão perguntados para o aluno. Muitas vezes o próprio aluno vai omitir essas informações porque não imagina que sejam importantes. Antes de começar a trabalhar com o paciente faça uma rápida entrevista sobre seu histórico e seus hábitos, lembrando de anotar tudo.
Leve sempre em consideração o histórico médico do aluno. Mesmo patologias que ele teve há anos e já foram aparentemente resolvidas podem ter influência no que ele sofre atualmente.
Em casos de pós-operatório a parceria entre médico e fisioterapeuta ou instrutor é ainda mais importante. Ao ignorar as recomendações médicas você arrisca uma lesão séria no aluno, atrapalha o processo de cicatrização e pode piorar muito seu quadro.
Mais um ponto importante: os objetivos do aluno e suas queixas. Ele pode estar com uma patologia no quadril, mas reclamar de dor no tornozelo. Talvez esse seja um sinal importante de algum desequilíbrio muscular relacionado ou não à patologia.
Avaliação de seu aluno é de extrema importância para que você consiga entender quais as limitações do corpo, além de indicar os objetivos específicos que você terá que cumprir durante o processo de Reabilitação ou Treinamento do seu aluno.
É necessário que seja feita uma anamnese completa, nela é possível encontrar as respostas necessárias para montar todo o seu protocolo de aula, conferindo quais os exercícios mais adequados para tratar a patologia que aflige seu aluno.
A avaliação é importante porque é diferente tratar um corredor com problemas no quadril e uma senhora sedentária. Isso quer dizer que descobrir se o paciente é obeso, sedentário, se pratica atividade física ou se tem boa coordenação motora ajuda a decidir quais exercícios usar. E a eficiência dessa escolha no exercício será determinante para o sucesso do tratamento.
Portanto, tenha sempre em mente que a AVALIAÇÃO é o ponto de partida FUNDAMENTAL para um bom tratamento de fisioterapia/terapêutico funcional/pilates.
10 cursos do Avaliação pelo preço de 1!
Para ter segurança de avaliar o seu aluno/paciente usando vários aspectos a serem analisados, eu recomendo um combo maravilhoso com 10 cursos de Avaliação com o preço de 1. Aproveite e clique aqui!
Se avaliação é um assunto que te interessa, tenha artigos gratuitos de avaliação de Pilates. Clique aqui!

Sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo e posso te indicar cursos e ebooks sobre esse assunto.. Entre em contato conosco através do Email, do Whatsapp ou do Messenger

Comente:

Nenhum comentário