Atuação da Fonoaudiologia no Hospital



 

Todo fonoaudiólogo deve lutar pelo reconhecimento das várias especialidades.  Uma dessas especialidades que está em franco crescimento é a Fonoaudiologia Hospitalar. É preciso falar sobre as formas de ação, de atuação e lembrar sempre que a Fonoaudiologia Hospitalar difere da Ambulatorial, caracterizando-se pela intervenção a pacientes com sintomas de injúrias ainda não instalados.

As ações do fonoaudiólogo hospitalar incluem formas preventivas, precoces, intensivas pré e pós-cirúrgica, dando inclusive respaldo técnico e prático à equipe multiprofissional onde atua, esclarecendo que o objetivo maior é impedir ou diminuir as seqüelas nas formas de comunicação que a patologia-base possa deixar.

No berçário de risco, a fonoaudiologia promove ganho de peso, instalação de funções estomatognáticas de forma adequada, minimizando riscos de seqüelas, no desenvolvimento global, incentivo ao aleitamento materno bem como diagnóstico e prevenção de perdas auditivas.

Devido à complexidade de sua forma e função, se diferencia da fonoaudiologia clínica, escolar, ocupacional e estética, pois requer conceitos das seguintes especialidades médicas e de reabilitação: gastroenterologia, neurologia, pediatria, neonatologia, cardiologia, pneumologia, otorrinolaringologia, geriatria, radiologia, psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, enfermagem, farmacologia e nutrição.

Neste grande quadro que forma o serviço hospitalar, o fonoaudiólogo tem a mais importante e difícil função interdisciplinar, que é unir estes profissionais e relacioná-los ao paciente e a família.

Esta função é subjetiva, uma vez que não é imposta, mas percebida de forma espontânea e circunstancial, em face do conhecimento que o fonoaudiólogo necessita e busca de cada especialidade, procurando simultaneamente informar e conscientizar estes mesmos profissionais a respeito do seu papel.

O atendimento fonoaudiológico ao paciente internado é emergencial: deve ser rápido e intensivo, deixando de ser hospitalar quando ocorre a alta, tornando-se, então, clínico.


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário