Saiba tudo sobre a recepção da bola no Handebol



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhCa497P9XcADQwjDEc2ru0-hN1cMbcwBnKBCK-0dvIu0SoJ07SWkVPlUKeV5QOZewKAOC_Z3uuV_b-MaijCdXtxNQkjZOwJmWKlD-WsEc4I1D4jreSetekCCk32yIWVQc9c10DzEgLKuM9/s1600/passe.jpg

A recepção é fundamental para se conseguir positivamente qualquer ação individual, combinação tática ou esquema estratégico. O fato de não dominá-la implica a perda de posse de bola para equipe e todas as conseqüências negativas que virão: perda de uma das fases do ataque, possibilidade de um contra-ataque adversário, etc.

É um fundamento que deve ser realizado sempre com as duas mãos, para garantir a eficiência em sua execução. Deve ser feita sempre com as duas mãos paralelas e ligeiramente côncavas para frente. Recentemente os atletas utilizam-se comumente também da recepção com uma das mãos. Então, apesar a literatura específica sobre o método parcial haver considerado esse uso habitual recentemente com um erro, a prática atual e sua eficiência em diversas situações têm nos dado os elementos necessários para indicarmos o ensino e treinamento da recepção com uma das mãos como um elemento necessário para o jogo de handebol.

Para se obter uma boa recepção devemos partir da posição de expectativa e irmos de encontro à bola. As recepções podem ser feitas em várias alturas, dependendo da altura que a bola seja recepcionada:

1- Alta: Acima da cabeça;
2- Média: Altura do peito;
3- Baixa: Altura do quadril, Altura do joelho ou Junto ao solo.

A posição das mãos é muito importante para a execução eficiente da recepção:
No caso das recepções altas, as pontas dos dedos voltados para cima e as palmas das mãos voltadas para a bola, os polegares devem estar unidos e os dedos indicadores também, formando um triângulo, os cotovelos semi-flexionados e as mãos em forma de "concha".

Para as recepções baixas o que muda é apenas o posicionamento das mãos, pois os dedos mínimos devem estar próximos e os polegares em posição oposta.

Habilidades fundamentais para uma boa recepção:

a- Olhos na bola – Vigiar a bola;
b- Receber a bola com as duas mãos;
c- Ir de encontro a bola;
d- Amortecer ligeiramente os braços para absorver o contato com a bola;
e- A bola deve ser imediatamente protegida de formaque o adversário não possa recuperá-la.

Erros mais comuns:

a- Posição errada das mãos (palma das mãos voltadas uma para a outra);
b- Segurar a bola apenas com os dedos;
c- A mão não está em forma de "concha";
d- Os braços estão estendidos de maneira que não absorvem o contato com a bola.

Fonte

Dicas para professores e estudantes

Ter material de qualidade para o estudo do Handebol é importante. Eu indico:

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário