A importância da Engenharia Ambiental



http://www.cursoenem.net/blog/wp-content/uploads/2014/10/engenharia-ambiental.jpg

As necessidades da sociedade humana de moradia, alimentos e energia desde tempos remotos vem transformando o nosso planeta.

Nos últimos 100 anos em especial, três fatores contruibuiram para acelearar ainda mais este impacto, aumentando os desafios da engenharia ambiental:

  • Houve uma explosão populacional: em 1900 a população humana da terra que era de 1.650.000.000 de pessoas, em meados do ano 2000 passou de 6.000.000.000
  • O desenvolvimento de novas formas de transporte tais como aviões e automóveis exigiram um aumento gigantesco na demanda de energia do planeta ( principalmente petróleo ), aumentando também a poluição
  • Por fim, o aumento médio da qualidade de vida geral, fez com que o consumo mundial ( principalmente nos países ricos ) aumentasse muito, gerando uma quantidade de lixo nunca vista !

o profissional de engenharia ambiental surge como um profissional cada vez mais importante, buscando sempre prevenir e evitar que o planeta seja ainda mais degradado e poluído.

Hoje em dia já começamos a sentir na pele as consequências dos últimos 100 anos de progresso acelerado e mal-planejado: os desastres naturais estão aumentando cada vez mais, a poluição das grandes cidades está deixando a população cada vez mais doente e a temperatura da terra está subindo.

Muita gente deve estar se perguntando: e será que ainda tem jeito ? Sim, claro que temos jeito. E grande parte da solução está relacionada a gestão e engenharia ambiental.

O profissional de engenharia ambiental atuando no gerenciamento a emissão de poluição, planejando redes de saneamento, projetando sistemas de gestão e tratamento de lixo e avaliando riscos e compensações ambientais, pode contribuir ativamente para construirmos um planeta cada vez mais sustentável.


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário