Saiba mais sobre 5 terapias alternativas e seus benefícios



http://files.momenthus.webnode.pt/200000243-20ca421c35/terapia%20alternativa.jpg

Terapias alternativas equilibram corpo e mente, amenizando os sintomas ou evitando o surgimento de doenças. Seja qual for a técnica escolhida, vale ressaltar que apenas profissionais especializados estão aptos a praticá-las. A seguir, conheça cinco terapias alternativas e seus benefícios, segundo a Sociedade Brasileira de Medicina Alternativa:

Ayurveda

A ayurveda foi desenvolvida na Índia, há mais de cinco mil anos, e serve de base para outras terapias orientais, como as chinesas. Para os praticantes da ayurveda, a doença é um sinal de desequilíbrio entre corpo, mente e alma. Para promover o reequilíbrio, existem diferentes técnicas de meditação, nutrição, exercícios e massagens baseadas nessa filosofia.

A massagem ayurvédica está entre as técnicas mais conhecidas. O procedimento compreende o uso de óleos essenciais para manobras que estímulam pontos vitais, tração e alongamento dos tendões e ligamentos. A técnica é indicada no combate ao estresse, síndrome do pânico, dores musculares, reumáticas e na coluna, enxaqueca e para fortalecer o sistema imunológico.

Acupuntura

A acupuntura faz parte da tradicional medicina chinesa e tem como base estimular o próprio organismo a equilibrar suas funções e melhorar seu funcionamento. Para isso, a técnica estimula pontos vitais através de agulhas ou moxibustão, que utiliza o calor proporcionado pela queima de ervas secas sobre os meridianos.

A acupuntura pode ser usada no tratamento do tabagismo, depressão, enxaqueca, problemas circulatórios, endometriose, obesidade, alergias, insônia, asma, entre outras doenças. No Brasil, a acupuntura é considerada especialidade médica desde 1995. Com benefícios reconhecidos cientificamente, a técnica já é oferecida no Sistema Único de Saúde (SUS) e coberta por alguns planos de saúde. 

Fitoterapia

A fitoterapia estuda a aplicação de princípios ativos presentes em plantas medicinais para o tratamento de problemas de saúde. Parte da milenar medicina tradicional chinesa, a técnica analisa o paciente como um todo, tratando os sintomas e as causas das doenças. A fitoterapia pode ser usada para tratar problemas respiratórios, estresse, reforçar o sistema imunológico, entre outras desordens. Como qualquer medicamento, seu uso indiscriminado pode provocar efeitos colaterais, como alterações na pressão arterial ou problemas nos rins e no fígado.

Reflexologia

Para a medicina tradicional chinesa, os pés refletem todos os órgãos e sistemas do corpo humano. A reflexologia tem como objetivo equilibrar corpo e mente através da massagem dos pés e estímulo de diferentes pontos. A técnica elimina toxinas, impulsiona o fluxo sanguíneo para diferentes órgãos e tecidos do corpo, combate e reduz estresse, enxaqueca tensional, prisão de ventre, entre outras complicações de saúde. 

Iridologia

A iridologia não é um método para tratar ou evitar doenças. A técnica procura diagnosticar desequilíbrios e possíveis complicações de saúde através da análise da íris. De acordo com a iridologia, cada órgão está ligado a uma região do corpo globo ocular. A partir de uma foto da íris, o terapeuta pode identificar alterações orgânicas, psíquicas e emocionais, ajudando no diagnóstico e tratamento precoce de diferentes doenças.

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário