Quer construir uma planilha de periodização para usar nos treinos? Veja abaixo algumas dicas para te ajudar!
- Defina um calendário: antes de tudo é preciso criar um calendário real para o público que você está trabalhando. Pense em uma realidade que você atua e anote. Não esqueça que o calendário precisa ter relação com o objetivo do programa de treino.
- Defina o macrociclo: o macrociclo pode ter de três a quatro meses até um ano.
Imagine que você tem um aluno que precisa aumentar a força muscular para fazer uma corrida (objetivo), o calendário de treinamento é de seis meses com um macrociclo. Nesse cenário, o aluno irá treinar três vezes na semana, o que dará o total de 72 sessões de treinamento durante os três meses.
Em seguida, comece a montar a periodização em uma planilha do Excel, selecione 72 colunas no Excel, organize cada célula do Excel para cada sessão de treinamento. Após isso, defina os períodos e quantas sessões cada um deles terá. No exemplo que estamos usando, a organização dos períodos ficaria da seguinte maneira:
- Introdutório: duas a três semanas (com a aproximadamente nove sessões);
- Básico: 18 semanas (54 sessões);
- Transitório: duas a três semanas finais (com aproximadamente nove sessões).
Organize as fases de treinamento (fase geral e fase específica) durante o período preparatório. Para definir qual terá maior duração é preciso levar em conta a preparação física do aluno. Quanto menos preparação ele tiver, maior será a dedicação para a fase geral.
Na planilha, é dividida por cores as sessões dedicadas à fase geral e as sessões dedicadas a fase específica. Defina os mesociclos e os microciclos de treinamento e quais capacidades físicas são mais importantes em cada período
Como toda modalidade, a musculação tem caminhos para fazer o seu aluno ter melhor resultado. o ebook Trabalhe com Musculação traz conteúdo para o estudante e profissional de Educação Física trabalhar com Musculação com eficiência e segurança. Clique aqui para saber mais!
Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .
Nenhum comentário
Postar um comentário