Saiba mais sobre o Esporte Educacional






A Educação física é uma forma de ensinar aos jovens o respeito pelo corpo e dessa forma abordar assuntos como os riscos de se consumir bebida, cigarro e drogas. Além disso, é garantia de uma educação que priorize tanto a mente, quanto o corpo.

O esporte é o grande fenômeno sócio-cultural da atualidade estimulando crianças, jovens, adultos e até mesmo idosos à sua prática. Como fenômeno cultural, apresenta várias possibilidades de manifestação, diferenciando-se em esporte de alto rendimento (profissional), atividade de lazer, para portadores de deficiência, bem como na escola. O esporte transmite valores de acordo com suas formas de manifestação, o que indica a necessidade de adequação do seu sentido ao ambiente social em que se insere.


A participação das crianças e dos adolescentes nos esportes potencializa o seu desenvolvimento pessoal e social, além de aumentar a capacidade de disciplina, concentração e de se adaptar a formas de competir e cooperar com outras pessoas.

A escola é um local onde socializa e educa a criança e o jovem para a sociedade em que está inserida. Compete à escola, pois, assumir um papel fundamental no processo de formação esportiva das crianças e jovens, já que é na escola que as crianças passam a maior parte do seu dia, proporcionando oportunidades para a conquista da autonomia do aluno.

O esporte da escola deve priorizar o coletivo, a criatividade, a brincadeira e a compreensão pelos alunos de suas próprias possibilidades e limitações, onde as regras são flexíveis de acordo com os interesses e necessidades dos alunos. Logo, acontece a busca pela participação coletiva, sem se importar com gesto técnico, havendo uma inclusão já que não prioriza o melhor nem o mais capaz.

O esporte educacional se diferencia do esporte de rendimento porque não seleciona os mais aptos, não está submetido à lógica exclusiva do rendimento máximo que está presente nas competições e grandes eventos esportivos de alto nível. É importante ressaltar que não se trata da atribuição de valor negativo à competição, como algo a ser evitado, pelo contrário, a competição dentro do processo educacional proporciona aprendizagens específicas e é pensada ou planejada para que todos a vivenciem.


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário