Como se tornar um professor de Hidroginástica?






A hidroginástica é uma atividade física que combina exercícios aeróbicos com a natação. Proporcionando inúmeros benefícios para a saúde, como perda de peso, melhora da circulação e fortalecimento dos músculos. Por isso, a atividade é tão procurada e se tornou uma área de atuação para o Professor de Educação Física.

Geralmente, as aulas de hidroginástica duram em média 60 minutos. Para a execução, a altura da água deve estar próxima ao peito em uma temperatura agradável. E o melhor disso é que não há uma idade mínima ou máxima para sua prática, ou seja, todos podem fazer. Inclusive idosos e gestantes.

A hidroginástica hoje é procurada por diferentes grupos, idosos, gestantes, adultos e em diferentes contextos, clubes, academias, associações com objetivos e expectativas muito diversificadas e tornou-se uma opção de emprego para profissionais. Mas você sabe o que o professor precisa saber na teoria para desenvolver um bom trabalho?

É fundamental que neste trabalho com as atividades aquáticas, o professor possa compreender as propriedades físicas da água e sua aplicabilidade, tendo melhores condições de utilizar seus benefícios, protegendo principalmente as articulações dos joelhos, tornozelos, quadris e até mesmo a coluna vertebral, a fim de implantar e desenvolver um programa adequado aos seus alunos.

Dentre estas propriedades destacamos a:

Flutuação: considerada a primeira força física que percebemos ao entrar na piscina. É a força que atua em sentido contrário à ação da gravidade (empuxo para cima), regida pelo princípio de Arquimedes, ou seja, "quando um corpo está completo ou parcialmente imerso em um líquido, ele sofre um empuxo para cima, igual ao peso do líquido deslocado", pois sua utilização básica facilita a execução dos movimentos, diminui do stress biomecânico (atrito), assim como os riscos de lesões, atuando no processo de fortalecimento muscular. Temos também outro tipo de força atuando que é a pressão hidrostática exercida igualmente, em todas as direções. Os efeitos da pressão hidrostática dependem da profundidade a que o corpo é submerso e quanto maior a profundidade, maior será a pressão exercida.

Pressão hidrostática: a pressão do liquido é exercida igualmente sobre todas as áreas da superfície de um corpo imerso, em repouso, a uma dada profundidade (Lei de Pascal). Esta aumenta proporcionalmente à profundidade e densidade do fluido. É a primeira contribuição para o exercício (há uma estimulação imediata da circulação periférica e, com a água na altura dos ombros uma resistência sobre a caixa torácica. Por isso, pessoas com comprometimento respiratório grave ou com capacidade vital reduzida, devem iniciar o programa em piscinas mais rasas e de acordo com suas possibilidades. A utilização básica desta propriedade é a resistência ao movimento de sobrecarga natural, estímulo a circulação periférica, facilitação do retorno venoso, fortalecimento da musculatura envolvida na respiração.

Viscosidade: definida pelo atrito que ocorre entre as moléculas de um determinado elemento. O líquido é considerado de alta viscosidade quando flui lentamente e de baixa viscosidade, quando flui mais rapidamente, variando também com a temperatura deste líquido. A viscosidade da água quente é maior que a água fria. A turbulência pode ser usada como forma de resistência e também de massagem nos exercícios na piscina, quanto mais rápido o movimento, maior a turbulência, e, portanto, um exercício pode ser progredido aumentando-se a velocidade à qual é efetuado. O corpo pode estar alinhado (vertical) ou desalinhado (horizontal), em relação à piscina. Conforme o alinhamento, alteramos a resistência oferecida.

Densidade: A densidade de uma substância é a relação entre sua massa e seu volume. A densidade relativa da água pura é 1, um corpo com densidade menor que 1 flutuará, maior que 1 afundará.

 É interessante notarmos que algumas pessoas de acordo com o seu biotipo têm maior flutuabilidade, isto faz com que sintam maior facilidade em executar exercícios de flexibilidade, por exemplo, e ao mesmo tempo encontram maior resistência no momento da força. Isto tem a ver com o peso dos ossos e a quantidade de massa magra e percentual de gordura.

Temperatura: influencia em algumas alterações cardiorrespiratórias. Na hidroginástica o ideal é que se realizem aulas em temperaturas entre 27 a 29 graus C, podendo-se treinar em temperaturas abaixo, desde que se faça um aquecimento antes de entrar na água. É importante frisar que a exposição a temperaturas mais altas aumenta a elasticidade muscular, ajudando a aumentar o ângulo do movimento, prevenindo lesões durante a execução dos exercícios.

Na hidroginástica, a carga é constituída pela própria resistência da água, a qual pode ser intensificada aumentando, por exemplo, a velocidade de execução do movimento; o comprimento da alavanca; a resistência da água com materiais flutuantes.

Ao planejarmos um programa de hidroginástica devemos estar atentos ao perfil dos praticantes, seus interesses e objetivos, além de estruturamos a periodização do treinamento com vistas à progressão da intensidade, obtendo melhores resultados.

Quanto às estratégias metodológicas, a música pode ser citada como fator importante na motivação dos alunos, sendo atraente e funcional, poderá influenciar o rendimento da aula. Neste aspecto, podemos propor aulas temáticas com diferentes ritmos, como "Anos 60", "Country"; "Carnaval" entre outros.

 Já na utilização de implementos na hidroginástica temos várias opções como halter, acquatub ou macarrão, caneleira, flutuado, luva, colete, bastão, bola entre outros materiais não-tradicionais.

A hidroginástica traz benefícios para a saúde numa perspectiva global aos praticantes e que a grande maioria destes, busca esta prática por motivos de saúde através de indicação médica ou por estar sentindo os benefícios no seu cotidiano.

Para profissionais que querem dar (melhorar) aulas de Hidroginástica, tenho uma dica bem legal que é o curso HIDROGINÁSTICA 3.0. Esse curso online que vem numa versão e vai te fazer um professor de Hidroginástica mesmo que nunca tenha trabalhado com isso. Clique aqui e saiba mais!

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário