A biomecânica nada mais é do que o estudo e a aplicação das leis da mecânica ao movimento humano. A partir desse estudo conseguimos observar os movimentos que são normais do corpo, e aqueles que possivelmente podem gerar algum tipo de lesão.
A biomecânica é uma área dedicada ao estudo do movimento que envolve diversas variáveis. Para realmente entender a biomecânica do agachamento devemos entender alguns fatores, que incluem:
- Articulações envolvidas;
- Movimentos articulares;
- Planos e eixos do movimento;
- Tipo de contração;
- Músculos que atuam no movimento.
Esta área da ciência tem sido desenvolvida nos cursos de Educação Física e Fisioterapia, pois ambas as profissões lidam com o movimento, através de prescrição de exercício, reabilitação ou avaliação do movimento. E, é claro, potencializa os atendimentos de Pilates.
O Método Pilates foi criado para condicionar o corpo todo, ele estimula a integração da mente e do corpo, e ajuda a alcançar a precisão no controle dos músculos, a coordenação e a fluidez dos movimentos.
Ter em mente que estudar a biomecânica do movimento, saber como potencializar o uso do músculo certo para o "problema"é muito importante para o sucesso do tratamento, principalmente o de Pilates.
Em desequilíbrios musculares que causam problemas na coluna, sempre presente em pacientes nas clinicas quanto em alunos na academia, um conceito muito importante é ter estabilidade corporal, central, do core e isso não significa ter rigidez excessiva nessa região. É preciso saber distinguir qual a necessidade de seu aluno para eliminar as dores através do conceito a Estabilidade x Mobilidade.
A instabilidade na região do core seria a principal causa de lesões, e por consequência, dor em nossos alunos. Ou seja, quanto mais estável o corpo estiver, menor será a possibilidade de lesões. .
Dominar a avaliação no Pilates vai trazer uma maior eficiência no planejamento do trabalho do profissional.
Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .
Nenhum comentário
Postar um comentário