Áreas de Contribuição da Psicologia



 

A palavra psicologia é a combinação de dois termos derivados do latim: Lógica (estudo) e alma (psique) que transmitem a definição clara da palavra como a conhecemos nos dias de hoje.

 A história da Psicologia, cuja etimologia deriva de Psique (alma) + Logos (razão ou conhecimento), se confunde com a Filosofia até meados do século XIX. Sócrates, Platão e Aristóteles deram o pontapé inicial na instigante investigação da alma humana:

Para Sócrates (469/ 399 a C.) a principal característica do ser humano era a razão – aspecto que permitiria ao homem deixar de ser um animal irracional.

Platão (427/ 347 a C.) – discípulo de Sócrates, conclui que o lugar da razão no corpo humano era a cabeça, representando fisicamente a psique, e a medula tria como função a ligação entre mente e corpo.

Já Aristóteles (387/322 a C.) – discípulo de Platão – entendia corpo e mente de forma integrada, e percebia a psiqué como o princípio ativo da vida.

Durante a "era cristã" – quando todo conhecimento era produzido e mantido a sete chaves pela Igreja, Santo Agostinho e São Tomas de Aquino partem dos posicionamentos de Platão e Aristóteles respectivamente.

Em 1649, René Descartes – filósofo francês – publica Paixões da Alma, reafirmando a separação entre corpo e mente. Pensamento que dominou o cenário científico até o século XX. Alguns pesquisadores alegam que essa hipótese assumida por Descartes foi um subterfúgio encontrado para continuar suas pesquisas , desenvolvidas a partir da dissecação de cadáveres, com o apoio da Igreja e protegido contra a Inquisição.

O fato é que no final do século XIX, os acadêmicos da época resolvem distanciar a Psicologia da Filosofia e da Fisiologia, dando origem ao que se chamou de Psicologia Moderna. Os comportamentos observáveis passam a fazer parte da investigação científica em laboratórios com o objetivo de se controlar o comportamento humano. Nesse sentido, os teóricos objetivam suas ações na tentativa construir um corpo teórico consistente, buscando o reconhecimento, enfim, da Psicologia como ciência. 

Entender que as palavras e as ideias devem referir-se a alguma coisa em concreto e o mundo da mente é um mundo real que pode ser vivido e experimentado e, em já tivemos termos que se referiam ao mesmo com uma perfeição incrível.

Assim, a Psicologia hoje, pode contribuir em várias áreas de conhecimento, possibilitando cada área uma gama infinita de descobertas sobre o homem e seu comportamento, ou sobre o homem e suas relações.

São elas:

Psicologia Experimental
Psicologia da Personalidade
Psicologia Clínica
Psicologia do Desenvolvimento
Psicologia Organizacional
Psicologia da Educação
Psicologia da Aprendizagem
Psicologia Esportiva
Psicologia Forense
Neuropsicologia

Cursos online de Psicologia: 

Curso online de Psicopatologia da Infância e da Adolescência

Curso online de Psicodiagnóstico e Transtornos Mentais

Curso de Introdução à Psicologia Analítica 2.0

Curso Psicologia Hospitalar em Concursos Públicos

Curso online de Psicanálise: Teoria e Técnica

Curso online de Neurolinguística

Curso Online de Abordagens psicoterapêuticas em Psicologia

Curso Online de Psicologia Social e a Violência Doméstica

Curso Online de Neuropsicologia

Curso Online de Psicologia Escolar

Curso Online de TDAH em crianças e adultos

Curso Online de Psicologia Social

Curso Online de Psicomotricidade e Psicopedagogia

Curso Online de Psicologia Organizacional

Curso Online de Psicoterapia

Curso Online de Psicologia Escolar e da Educação

Como Prescrever Atividades Psicomotoras

Curso Online de Psicologia no Esporte na Prática

Curso Online de Educação Especial e o Intérprete de Libras


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário