O mercado para profissionais de Terapias Alternativas




http://zh.rbsdirect.com.br/imagesrc/12972683.jpg?w=640

Durante muito tempo, a Medicina Alternativa caminhou à margem da Medicina tradicional ocidental ou alopática. Conhecida, também, como terapia alternativa ou complementar, pouco a pouco, a prática tem crescido no Brasil, se desmitificado e conquistado o respeito dos demais profissionais da saúde. Há inúmeros cursos de Medicina Alternativa disponíveis no Brasil. Também é chamado de Terapias Complementares, esses cursos podem ser de tecnólogo, bacharelado ou especialização e alguns deles podem ser feitos online, em formato EAD. Alguns desses métodos, como a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) – Acupuntura, a Fitoterapia (tratamento por plantas medicinais), a Homeopatia e o Termalismo ou Crenoterapia (um tratamento por águas minerais e termais), são reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina como especialidades médicas.

Paralelamente, órgãos oficiais, como a Organização Mundial de Saúde (OMS), os ministérios da Saúde, da Educação e do Trabalho e o Conselho Federal de Enfermagem, têm reconhecido algumas dessas práticas, incluindo-as em programas governamentais.

É o caso, por exemplo, da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (SUS). O programa do Ministério da Saúde incorporou práticas tradicionais da Medicina chinesa, como acupuntura, homeopatia, fitoterapia, termalismo e medicina antroposófica, às redes estadual e municipal de saúde pública. Classificadas como "especialidades médicas", as terapias passaram, também, a ser cobertas por alguns planos de saúde.

Mas, afinal, o que é Medicina Alternativa?

Como o próprio nome sugere, são formas de tratamento do corpo e da mente que utilizam métodos alternativos à medicina ortodoxa, como acupuntura, cromoterapia, aromaterapia, fitoterapia, reiki, quiropraxia e shiatsu, entre outras.

A comunidade científica é reticente em relação à utilização da Medicina Alternativa e indica que os métodos alternativos sejam utilizados paralelamente com um acompanhamento alopático.

Já os adeptos dos métodos alternativos defendem que as duas práticas andam lado a lado. Enquanto na tradicional a doença é o foco da atenção do médico, na Medicina Alternativa encara-se o corpo como um todo e o que se busca é o equilíbrio entre todas as partes interconectadas para prevenir doenças.

Que caminhos seguir?

O profissional especializado em um dos ramos da Medicina Alternativa pode trabalhar em hospitais, clínicas, casas de saúde, postos de saúde, casas de repouso e clínicas de estética que utilizam determinadas terapias para auxiliar em tratamentos de emagrecimento e de relaxamento.

Embora essas práticas sejam centenárias em países orientais, como a China, e já bem-aceitas em países da América do Norte e da Europa, no Brasil ainda é preciso ter cautela na hora de buscar a formação específica. Verificar se o curso que se deseja fazer é reconhecido pelo MEC e pelas associações das respectivas práticas é um ponto que deve ser levado em consideração.

Conheça, a seguir, algumas especializações que podem impulsionar sua carreira:

Acupuntura Tradicional Chinesa
Um curso totalmente voltado para os aspectos teóricos dessa prática da Medicina chinesa, mostrando os mecanismos de ação, ou seja, como a terapia atua em nosso organismo, com base na teoria de energia e meridianos com a qual a Medicina oriental trabalha.

Acupuntura Estética
Um curso para aqueles que já atuam com acupuntura e pretendem expandir os conhecimentos da prática para a área estética.

Auriculoterapia na Estética Facial
Aborda a teoria dos cinco elementos, a Medicina tradicional chinesa, os meridianos, os pontos auriculares, a auriculoterapia na estética e princípios para a seleção dos pontos.

Moxa
É um método terapêutico que se baseia nos mesmos princípios e no conhecimento dos meridianos de energia trabalhados na acupuntura, usando a termoestimulação nos pontos para tratar e prevenir certas doenças do corpo.

Quiropraxia Aplicada à Coluna Vertebral
Voltada para os profissionais da área que possuem interesse em se atualizar e aprender novos métodos. As aulas ensinam técnicas de terapia manual, exercícios e orientação postural para tratar de problemas no sistema neuromusculoesquelético.

Quiropraxia Aplicada aos Membros Superiores e Inferiores
Um curso que expande o conhecimento sobre conceitos e princípios da Quiropraxia, com destaque para o complexo articular dos membros superiores e inferiores, testes e outros conceitos.

Reflexologia Podal
A Reflexologia é feita por meio de uma técnica de pressão em pontos específicos dos pés que correspondem a cada uma das partes do corpo.

Shantala
Shantala é uma massagem especial, de origem indiana, para bebês. O curso aborda sua origem e como ela estimula os sentidos e o desenvolvimento do bebê. Aprenda as sequências da massagem e como fazer banhos aromáticos.

Shiatsu Corporal e Facial
Um curso que apresenta a Medicina tradicional chinesa, a distribuição dos meridianos que correspondem aos órgãos internos, técnicas de relaxamento, entre outros pontos.

Talassoterapia
Proporciona conhecimento sobre de helioterapia, climatoterapia, oligoterapia, massagem com algas e água do mar.

Reiki teórico
O curso apresenta o conhecimento sobre aura, terapia holística, princípios do Reiki, energias vitais, chacras e muito mais.

Terapia Ortomolecular
Conta a história e a aplicabilidade dessa terapia, que procura o equilíbrio do corpo por meio do controle e da restauração dos níveis de vitaminas e minerais no organismo.

Aromaterapia
Fornece ideias e vivências para melhorar os problemas de saúde por meio de métodos simples e naturais, como banhos aromáticos e a utilização de óleos essenciais em massagens.

Cromoterapia
Instrui os alunos sobre as formas de utilizar a energia luminosa das cores para gerar maior harmonização e equilíbrio ao corpo físico, mental e emocional.

Pulsologia
O curso  oferece conhecimentos sobre Medicina tradicional chinesa, terapia holística, energia vital e como identificar as deficiências do paciente com base na análise do seu pulso.

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário