O câncer é um importante problema de saúde pública em países desenvolvidos e em desenvolvimento, sendo responsável por mais de seis milhões de óbitos a cada ano, representando cerca de 12% de todas as causas de morte no mundo. Embora as maiores taxas de incidência de câncer sejam encontradas em países desenvolvido
A grande verdade é que o serviço de Cuidados Paliativos (CP) é de fundamental importância dentro de um hospital, sendo um grande paradigma da medicina que está surgindo. É o cuidado ativo total de pacientes cuja doença não corresponde mais ao tratamento curativo, controlando a dor e outros sintomas, problemas de ordem psico-afetiva, social, espiritual e cultural são prioritários, cujo objetivo é proporcionar a melhor qualidade de vida para os pacientes e seus familiares.
A definição da OMS explicita também que os Cuidados Paliativos:
- Afirmam a vida e encaram o morrer como um processo normal;
- Não apressam nem adiam a morte;
- Procuram aliviar a dor e outros sintomas desconfortáveis;
- Integram os aspectos psicossociais e espirituais nos cuidados do paciente;
- Oferecem um sistema de apoio e ajuda aos pacientes para viver tão ativamente quanto possível até a morte;
- Disponibilizam um sistema de apoio para ajudar a família a lidar durante a doença do paciente e no processo do luto.
Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .
Nenhum comentário
Postar um comentário