Fique atento a nove dicas para prevenir problemas de coluna




Conheça nove dicas para prevenir problemas de coluna RBS TV/Divulgação

Como a coluna é um sistema complexo de ossos, nervos, músculos, discos e outros tecidos, mantê-la saudável é possível, mas requer alguns cuidados. Uma pesquisa realizada pela Sociedade Norte-Americana de Coluna - "9 for Spine" sugere formas de prevenir os problemas na coluna. Confira:

1) Exercite-se regularmente para melhorar a saúde e reduzir as chances de dor nas costas
Para se manter saudável, sua coluna precisa de um regime regular de alongamento, fortalecimento e exercícios de condicionamento aeróbico como natação, yoga, musculação e caminhadas. De acordo com o neurocirurgião especialista em coluna Eduardo Iunes, sem exercício, os músculos podem ficar fracos e sem condicionamento, o que pode levar a dores nas costas e a lesões.

2) Não fume
Muitos especialistas em coluna relatam que os fumantes são mais propensos a sofrerem com dor nas costas do que os que não fumam. Acredita-se que o fumo restringe o fluxo de sangue para os discos que amortecem as vértebras, reduz a absorção de cálcio e impede o crescimento de novos ossos, segundo Iunes.

3) Mantenha um peso corporal saudável
O peso extra, particularmente quando concentrado na região abdominal, muda o centro de gravidade do corpo, deslocando-o para frente e realizando uma tensão desnecessária sobre os músculos das costas e dos tecidos circundantes. Por outro lado, a magreza extrema, que pode ser acompanhada por baixa massa óssea, também coloca o paciente em risco de desenvolver osteoporose. A indicação do especialista é contar com acompanhamento médico para determinar e manter o peso ideal durante a vida.

4) Mantenha os músculos das costas fortes
Músculos fracos e sem condicionamento no abdômen e nas costas não oferecem um apoio apropriado à coluna, podendo levar ao aparecimento de dor e ao risco de lesões. É preciso buscar o fortalecimento da musculatura desta região do corpo, praticando exercícios, com orientação médica, que visem alongar e fortalecer as costas e os músculos abdominais, como yoga ou pilates.

5) Observe as orientações de mecânica corporal quando você se levantar e se abaixar
Se você deve levantar ou mover algo pesado, faça isto com segurança. Encontre um parceiro para compartilhar a carga. Em vez de puxar ou levantar um objeto pesado, empurre-o.

6) Verifique e altere a sua postura frequentemente ao usar seu laptop, smartphone ou tablet
O uso de tablets, smartphones e laptops por um período prolongado diariamente pode causar dor no pescoço e tensão nas costas. Segundo Iunes, se você deseja limitar a sua dor nas costas, limite também o uso da parafernália eletrônica. Para quem precisa usar seus gadgets, mantenha uma postura neutra na coluna e observe se a tela está na altura dos olhos, sempre que possível. Assim que você completar 30 minutos de uso, levante-se, espreguice-se e faça uma pausa no uso dos eletrônicos, quebrando assim a atividade mecânica do corpo.

7) Reduza o estresse
Há uma forte ligação entre estresse e a dor na coluna. A resposta do organismo ao estresse pode ser dada pela tensão muscular nas costas, que pode causar espasmos dolorosos. No manejo da dor crônica nas costas, é fundamental reduzir o estresse tanto quanto possível, mesmo que isso signifique desligar o smartphone após o trabalho, ir a um terapeuta, aprender técnicas de relaxamento ou praticar exercícios físicos mais regularmente. Gerenciar bem o estresse pode ajudar a prevenir que a dor nas costas ocorra, alerta o médico.

8) Mantenha os ossos fortes e saudáveis, tomando cálcio, vitamina D e praticando exercícios
Como a coluna tem 33 dos 206 ossos do nosso corpo, a saúde geral está ligada à saúde óssea. Para reduzir a chance de sofrer com osteoporose, verifique com seu médico se você precisa tomar suplementos de cálcio e/ou vitamina D e faça exercícios com regularidade.

9) Moderação! Se você não pratica exercícios físicos com frequência, nada de exagerar nas práticas esportivas no fim de semana
Se você trabalha duro de segunda a sexta, não faça exercícios intensos ou todas as tarefas domésticas no fim de semana. De acordo com o especialista, a melhor aposta para se manter saudável e livre de dor na coluna é manter o mesmo ritmo, durante toda a semana, em suas tarefas e nos exercícios físicos. Um regime regular de alongamento, musculação e exercícios aeróbicos de condicionamento são melhores para a coluna do que uma única explosão de exercício intenso no sábado.


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário